10 filmes sobre os “Os Motivos no Cinema” na Cinemateca Portuguesa

Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro. a partir das 14:30, a associação Os Filhos de Lumiére apresenta na sala M. Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, os filmes-ensaio realizados por alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolas portuguesas que participaram nas oficinas do projecto internacional “O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude” no ano lectivo 2021-2022.

A sessão, aberta ao público, decorre entre as 14:30h e as 18:30h e apresenta dez filmes de oito escolas de Lisboa, Sintra, Póvoa de Santa Iria, Évora, Serpa e Mértola, que trabalharam ao longo do ano a questão “Os Motivos no Cinema“. Neste ano letivo participaram nas oficinas 200 alunos, 30 professores e oito cineastas.

A entrada na sessão de 23 de Novembro é gratuita e requer inscrição prévia para o email: filhos.lumiere@gmail.com

Esta sessão conta com a presença dos alunos que realizaram estes filmes e é um momento muito especial do projecto, de confronto e de partilha com os outros sobre o trabalho realizado, mas também de reflexão sobre o trabalho a realizar no presente ano letivo. Serão ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes no âmbito deste mesmo projecto internacional.

As escolas envolvidas no ano lectivo de 2021-2022 foram: Escola Secundária de Camões (Lisboa), Escola Básica 2+3 Marquesa de Alorna (Lisboa), Escola Secundária Marquês de Pombal (Lisboa), Escola Secundária Matias Aires (Sintra), Escola Secundária de Serpa, Escola EB 2+3 Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Póvoa de Santa Iria), Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patricio (Évora), Escola do Primeiro Ciclo de Mértola.

As oficinas “O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude” realizam-se em meio escolar desde 2006, em Portugal, envolvendo professores, alunos e cineastas, e são organizadas pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, com os seus parceiros de 15 países envolvidos e a coordenação geral da associação Le Cinema cent ans de jeunesse, Documentaire sur Grand Écran, Ciné 104 e DFF (Deutsche Film Institut et Film Museum).

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados