“120 Battements par Minute”: Drama de Robin Campillo é o candidato de França aos Óscares

O Centro Nacional do Cinema francês elegeu o drama “120 Battements par Minute”, do realizador Robin Campillo, como candidato aos Óscares na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Filme-sensação no passado Festival de Cannes, venceu o Grande Prémio do Júri.

A trama passa-se no início dos anos 90, em França, numa altura em que a sida continuava a ceifar vidas. Perante a indiferença generalizada para prevenir o alastrar do VIH, os destemidos activistas da Act-Up Paris multiplicam as suas acções de luta. É então que o jovem Nathan decide juntar-se ao ao movimento e vê a sua vida transformada por Sean, um dos militantes mais activos.

Nesta fase, todos os filmes vão ter de ultrapassar uma pré-seleção, sendo escolhidos nove filmes e dos quais sairão os cinco nomeados para o Óscar. Os finalista serão anunciados a 23 de janeiro de 2018. O vencedor será anunciado na cerimónia de entrega dos prémios da 90ª edição dos Óscares, que se realiza no dia 4 de março de 2018.

Com distribuição da Midas Filmes, o filme estreia nas salas portuguesas de cinema a 30 de novembro, um dia antes do Dia Mundial da Luta Contra a Sida.

Confira a lista dos filmes já submetidos e assista ao trailer:

 

Artigos relacionados