Tem hoje (16) início a 12ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, certame que irá decorrer até ao dia 25 de novembro e que mais uma vez apresenta uma diversificada programação de qualidade. Os cinemas Monumental, Medeia, NOS Amoreiras, Espaço Nimas, Teatro Nacional D.Maria II, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio de Queluz e o MU.SA-Museu das Artes de Sintra, são os espaços que vão acolher todas as atividades em Lisboa e Sintra.
Na abertura será exibido em antestreia nacional “Os Irmãos Sisters“, um western protagonizado por John C. Reilly, Joaquin Phoenix e Jake Gyllenhaal. A sessão terá início às 19:30 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio, em Sintra, com apresentação do realizador Jacques Audiard. Mais tarde, às 21:30 h, no Cinema Medeia Monumental, em Lisboa, irá decorrer outra antestreia, “Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões“, filme de Hirokazu Koreeda que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018.
Além da programação cinematográfica, o LEFFEST’18 conta ainda com simpósios, masterclasses, conferências e muitas outras atividades paralelas coma presença de muitos convidados, entre eles, o português João Botelho, o britânico Mike Leigh, o norte-americano Paul Schrader, o brasileiro Walter Salles, o italiano Mario Martone e o cazaque Darezhan Omirbayev, que serão alvo de homenagens e retrospetivas.
Há ainda espaço para o programa multidisciplinar “Waiting for Mr. Lynch”, com sessões especiais dedicado a David Lynch, os ciclos temáticos “Neoliberalismo – A semente do populismo e dos novos fascismos?”, uma jornada de reflexão e “O Desejo Chamado Utopia”, que procura os impulsos utópicos na história do cinema, bem como, a secção “Serviço Educativo”, um projecto especialmente dedicado à comunidade, com sessões especiais destinadas a alunos e professores do ensino pré-escolar ao ensino secundário, e às famílias.
Nas secção Sessões Especiais, as produções nacionais estarão representadas por “Ainda Tenho um Sonho ou Dois – A História dos Pop Dell’Arte”, de Nuno Galopim e Nuno Duarte e “Caminhos Magnéticos“, de Edgar Pêra.
Para a Selecção Oficial – Em Competição foram escolhidos 11 filmes, com destaque para “Asako I & II”, de Ryûsuke Hamaguchi, “Blaze”, de Ethan Hawke, “L’Homme Fidèle”, de Louis Garrel, “Transit”, de Christian Petzold e “Vox Lux”, de Brady Corbet, estes dois últimos já com estreia agendada para os cinemas portugueses.
Além do filme de abertura e do drama criminal de Koreeda, a secção Fora de Competição apresentará títulos que se destacaram em prestigiados festivais internacionais, entre os quais, “Roma”, a produção da Netflix realizada pelo mexicano Alfonso Cuarón. “A Pereira Brava”, de Nuri Bilge Ceylan, “As Herdeiras”, de Marcelo Martinessi, “À Porta da Eternidade“, de Julian Schnabel, “Silvio e os Outros”, de Paolo Sorrentino, “Suspiria”, de Luca Guadagnino e “The House that Jack Built“, de Lars von Trier, também fazem parte da programação
Para mais informações consulte o site oficial do LEFFEST.
SELEÇÃO OFICIAL – EM COMPETIÇÃO
– “Asako I & II”, de Ryûsuke Hamaguchi
– “Blaze”, de Ethan Hawke
– “In My Room”, de Ulrich Köhler
– “John McEnroe: In the Realm of Perfection”, de Julien Faraut
– “L’Homme Fidèle”, de Louis Garrel
– “Long Day’s Journey Into Night”, de Bi Gan
– “Ray & Liz”, de Richard Billingham
– “Sedução da Carne”, de Júlio Bressane
– “The River”, de Emir Baigazin
– “Transit”, de Christian Petzold
-“Vox Lux”, de Brady Corbet
SELEÇÃO OFICIAL – FORA DE COMPETIÇÃO
– “A Pereira Brava”, de Nuri Bilge Ceylan
– “As Herdeiras”, de Marcelo Martinessi
– “À Porta da Eternidade”, de Julian Schnabel
– “Beautiful Boy”, de Felix Van Groeningen
– “Cafarnaum“, de Nadine Labaki
– “Doubles Vies”, de Olivier Assayas
– “Dovlatov”, de Aleksey German Jr.
– “High Life”, de Claire Denis
– “La Flor”, de Mariano Llinás
– “Os Irmãos Sisters”, de Jacques Audiard
– “Rojo”, de Benjamin Naishtat
– “Roma”, de Alfonso Cuarón
– “Season of the Devil”, de Lav Diaz
– “Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões”, de Hirokazu Koreeda
– “Silvio e os Outros”, de Paolo Sorrentino
– “Suspiria”, de Luca Guadagnino
– “The House that Jack Built”, de Lars von Trier
– “Touch Me Not”, de Adina Pintilie