14.ª edição do FEST vai decorrer em Espinho de 18 a 25 de Junho

14ª edição do Fest - Festival cinema Espinho

Vai decorrer na cidade de Espinho a 14ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores/Novo Cinema, evento que procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente.

O Centro Multimeios, a Biblioteca Municipal de Espinho, o Casino de Espinho e a Praia de Espinho, são alguns dos locais que vão acolher o festival entre os dias 18 e 25 de Junho. “Mobile Homes”, de Vladimir de Fontenay foi escolhido como filme de abertura, enquanto a sessão de encerramento estará a cargo de “Club Europa”, de Franziska M. Hoenisch.

Como tem acontecido nas edições anteriores, o FEST 2018 premiará alguns dos mais inovadores e essenciais trabalhos lançados nos ultimos 12 meses, nas cinco secções competitivas. A principal, a Lince de Ouro, foca-se em primeiras e segundas longas-metragens de algumas das mais notáveis e ousadas novas figuras da cena internacional, estando dividida em duas secções, uma de documentários, que conta com a participação do filme “Lupo”, do português Pedro Lino e outra para produções de ficção.

O Lince de Prata distingue a melhor curta-metragem na competição internacional, o Grande Prémio Nacional que distingue as produções portuguesas, o NEXXT, uma competição de cinema académico e o FESTinha, em que um júri composto por crianças e adolescente vão premiar quatro filmes das respetivas faixas etárias.

Em paralelo ao festival, vai decorrer dois importantes eventos: o FEST – Training Ground – secção educativa do evento com mais de 30 actividades, como debates e masterclasses, lideradas por algumas das mais proeminentes figuras da indústria cinemática mundial e o FEST – Pitching Forum, onde cineastas podem apresentar os seus projectos a um painel de produtores, agentes de talentos e financiadores. Haverá também o FEST – Industry Meetings que consiste em reuniões personalizadas com investidores, produtores, realizadores e outros cineastas, para receber conselhos sobre como melhor desenvolver projectos ou carreiras.

O festival contará ainda com a presença de grandes nomes da indústria cinematográfica, entre os quais, o realizador, argumentista e produtor iraniano Asghar Farhadi, vencedor de dois Óscares da Academia na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O primeiro em 2012, por “Uma Separação” e o segundo em 2017 por “O Vendedor”.

Consulte toda a programação e mais informações sobre o evento na página oficial do FEST 2018.

Artigos relacionados