“1618”: Filme português mais premiado de sempre está a chegar aos cinemas

O drama histórico “1618“, de Luís Ismael, uma das maiores produções cinematográficas realizadas em Portugal, vai finalmente chegar às salas de cinema nacionais. Com distribuição da Cinemundo, o filme estreia na próxima quinta-feira, 29 de setembro.

Produzido pela Lightbox, o filme conquistou vários prémios em festivais de cinema internacionais, tornando-se o filme português mais premiado de sempre. Baseado em factos verídicos, o filme apresenta nos principais papéis Pedro Laginha, Catarina Lacerda, Francisco Beatriz, Mafalda Branqart, Heitor Lourenço, Pompeu José, entre muitos outros.

A história leva-nos até ao ano de 1618, na cidade do Porto, quando Matos de Noronha, Visitador da Inquisição, dirige-se para a cidade, numa carruagem escoltada pela sua guarda. Muitos cristãos-novos são suspeitos de terem praticado heresias judaizantes. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelas gentes do Porto, é o alvo primeiro da Visitação. A fuga parece ser o seu único caminho.

As prisões arbitrárias instalam-se na cidade, num clima de delação, medo e sofrimento, pondo em causa a convivência salutar entre cristãos-velhos e cristãos-novos. Diogo Sousa, o Presidente do Tribunal da Relação, decide obstar a tantos abusos e ordena o cerco do Tribunal Eclesiástico, por guardas a cavalo. O Visitador, humilhado, viaja para Madrid para fazer queixa ao Rei D. Filipe.

“1618” faz parte de um projecto inter-religioso e de combate ao antissemitismo entre a Comunidade Judaica do Porto, detentora dos direitos sobre o filme, e a Diocese católica do Porto. Segundo Gabriela Cantergi, da Comunidade Judaica do Porto, “as receitas do filme em Portugal irão reverter para fins de solidariedade social, em parceria com a Diocese católica e com o Banco Alimentar.”

Assista ao trailer e se está com ideias de ir ao cinema, então esta é uma das boas propostas para si.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados