Com distribuição da Alambique Filmes, estreia nos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, 20 de julho, o drama espanhol “20 000 Espécies de Abelhas“, a primeira longa-metragem da realizadora basca Estibaliz Urresola Solaguren, um retrato sensível e comovente sobre família, identidade de género e o crescimento.
A história gira em torno de uma criança de oito anos que sofre com o facto de as pessoas se dirigirem constantemente a ela de formas confusas. Durante um Verão no País Basco, entre colmeias, ela explora a sua identidade acompanhada por mulheres da sua família, que, por sua vez, refletem sobre as suas próprias vidas e os seus desejos.
Apresentado mundialmente em competição oficial na última edição do Festival de Cinema de Berlim, recebeu o Urso de Prata de Melhor Performance, atribuído a Sofia Otero, de apenas 9 anos, que se tornou a mais jovem premiada no festival até à data. No filme, é acompanhada por Patricia López Arnaiz, que faz de uma mãe atormentada que não deixa de ser terna.
Na origem do filme, está uma reflexão da cineasta “sobre identidade, corpo e género, bem como sobre relações familiares”. Desde quando sabemos quem somos? Que relação existe entre a nossa noção de identidade e o nosso corpo? A auto-identidade é apenas uma experiência íntima e pessoal ou é afetada pelo olhar externo? são algumas das questões que a realizadora aborda na primeira longa-metragem e nas suas curtas-metragens anteriores.
Assista ao trailer legendado de “20 000 Espécies de Abelhas” e não perca a estreia num cinema perto de si.