20ª Festa Mundial da Animação. 25 a 31 de outubro em Amarante

Festa Mundial da Animação 2021 em Amarante

De 25 a 31 de outubro, Amarante acolhe a 20ª edição da Festa Mundial da Animação, um evento criado pela Casa da Animação Associação Cultural, que acontece habitualmente em outubro como forma de se associar às celebrações do Dia Mundial da Animação, que se assinala a 28 de outubro.

Durante mais de uma semana, o evento percorre vários espaços do concelho, incluindo o Cineclube de Amarante, Casa da Juventude, a Antiga Cadeia de Amarante, Associação Cultural Gatilho e o Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, entre outros, com uma programação composta por sessões de cinema de animação para todas as idades e públicos, masterclasses, exposições, debates, encontros e workshops.

“O Nariz e a Conspiração dos Dissidentes”, de Andrey Khrzhanovsky, “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra, e “O Touro Ferdinando“, de Carlos Saldanha, são as três longas-metragens de animação que terão exibição no cineclube.

Nesta edição, a realizadora Joanna Quinn é a convidada especial. A cineasta venceu a última edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont Ferrand com o recente filme “Affairs of the Art”, animação que será exibida em Amarante. Quinn será homenageada com uma exposição no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, e será, ainda, oradora de uma masterclass e de uma oficina de animação.

Durante a Festa Mundial da Animação irá ser atribuído o Prémio Nacional de Animação, criado em 2013 com o intuito de promover, incentivar e premiar a animação portuguesa. Serão ainda atribuídos prémios para filmes de profissionais, filmes de escolas, filmes de oficinas e o prémio do público.

Com carácter itinerante, a Festa Mundial da Animação tem como grande prioridade descentralizar e dar a conhecer o cinema de animação nacional e internacional fora dos grandes centros urbanos de uma forma acessível, cobrindo todas as suas vertentes e a pensar em diferentes tipos de público.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no portal da Casa da Animação.

Artigos relacionados