É já esta quinta-feira, 23 de maio, que arranca a 21ª edição do IndieLisboa. O festival lisboeta de cinema independente vai decorrer até ao dia 2 de junho, com passagem pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal, Cinema Fernando Lopes e a piscina da Penha de França.
Na Sessão de Abertura vai ser exibido o filme “I’m Not Everything I Want To Be”, um documentário da cineasta checa Klára Tasovská, sobre a sua compatriota, a artista Libuse Jarcovjáková. O festival encerra com “O Homem dos Teus Sonhos“, uma comédia negra protagonizada por Nicolas Cage, do realizador Kristoffer Borgli.
Da Competição Internacional, que destaca as novas vozes e olha para o futuro, fazem parte 34 curtas e 12 longas-metragens, entre as quais o drama “City of Wind”, de Lkhagvadulam Purev-Ochir, e “O Auge do Humano 3“, do argentino Eduardo Williams, ambas com coprodução portuguesa, e ainda a animação filipina “The Missing”, de Carl Joseph Papa, e “Dormir De Olhos Abertos”, de Nele Wohlatz.
Na Competição Nacional, uma das mais importantes do festival, vão marcar presença 8 longas-metragens e 18 curtas, um número recorde de filmes a concurso. Entre as longas escolhidas encontra-se “Banzo”, de Margarida Cardoso, “O Ouro e o Mundo”, de Ico Costa, e “O Melhor dos Mundos”, de Rita Nunes, todos em estreia mundial.
As longas-metragens “Mãos no Fogo”, de Margarida Gil, “Estamos no Ar”, de Diogo Costa Amarante, “Manga d’Terra”, de Basil da Cunha, “Contos sobre o Esquecimento”, de Dulce Fernandes, e “Greice”, do realizador brasileiro Leonardo Mourameteus, também vão competir pelo prémio. Entre as curtas desta secção competitiva estão “Quando a Terra Foge”, de Frederico Lobo, “Slimane”, de Carlos Pereira, “Shrooms”, de Jorge Jácome, ou “Noturno para uma Floresta”, de Catarina Vasconcelos.
Uma das novidades desta edição é a nova secção Rizoma, que apresenta obras que destacam questões relevantes da atualidade, cineastas de renome, e antestreias, com destaque para as produções luso-brasileiras “Pedágio“, de Carolina Markowicz, e “Sobreviventes”, de José Barahona, e ainda “All of us Strangers”, de Andrew Haigh, “A Besta“, de Bertrand Bonello, e o documentário “No Other Land”, filme coletivo feito por ativistas israelitas e palestinianos.
A programação inclui ainda as secções competitivas Novíssimos, Silvestre, Indiemusic e Smart7, as não competitivas Diretor’s Cut e Boca do Inferno, bem como uma retrospetiva dedicada ao artista visual e cineasta Kamal Aljafari, e a retrospetiva MFA que tem como objetivo de celebrar coletivamente os 50 anos do 25 de Abril. Na Piscina Municipal da Penha de França as famílias podem assistir a um programa de curtas-metragens e pela primeira vez longas-metragens para adultos, entre as quais a clássica comédia de terror “Piranha”, de Joe Dante.
A programação completa da 21ª edição do festival está disponível no site oficial do IndieLisboa.