21ª Festa do Cinema Francês: 8 de outubro e 4 de novembro

Festa do Cinema Francês 2020

Está prestes a chegar mais uma edição da Festa do Cinema Francês, o principal evento francófono realizado em Portugal. A partir desta quinta-feira, 8 de outubro e até 4 de novembro, a 21ª edição vai passar por cinco cidades: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra e Porto.

Uma particularidade desta edição 2020 será a transmissão de uma seleção de filmes em streaming, através da Filmin, para todo o território português, em paralelo a exibição em sala, o que permitirá que mais pessoas possam acompanhar a programação da Festa, sem prejuízo das medidas de proteção e segurança em relação à Covid-19.

Miss“, de Ruben Alves, terá as honras de abertura da edição lisboeta, que encerra a 21 de outubro, com a exibição da comédia “O Meu Primo Desajeitado“, de Jan Kounen, ambos em antestreia nacional no Cinema São Jorge.

Ao longo da Festa, além das várias antestreias, serão exibidos filmes inéditos que buscam distribuidores para a sua primeira oportunidade de exibição em Portugal, bem com de outros títulos que vão ter uma segunda chance de serem redescobertos e que tiveram a exibição interrompida por conta da pandemia Covid-19, quando foram lançados nas salas nacionais em 2020.

Na programação também constam sessões especiais, que inclui, entre outros “Cão”, de Samuel Benchetrit e “Aznavour por Charles“, de Marc di Domenico, bem como um espaço dedicado aos mais jovens, na secção Sessões Escolares, com o novo dispositivo Cinelíngua Francesa, criado pelo Institut Français du Portugal, com o objetivo de utilizar o cinema como um instrumento de aprendizagem da língua francesa.

Entre as atividades paralelas, o destaque vai para o encontro com Nicole Fernández Ferrer, programadora, arquivista, investigadora e diretora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, com uma conversa moderada por Maria João Madeira, sobre o trabalho da atriz,cineasta e ativista Delphine Seyrig, que vai decorrer na Cinemateca Portuguesa no dia 9 de outubro, às 17:30h, local que também vai acolher uma retrospetiva dedicada ao percurso essencial da ícone cinematográfica francesa.

No Cinema São Jorge, vão decorrer três sessões de debate após a projeção dos filmes “Mulher”, de Anastasia Mikova e Yann Arthus Bertrand (13 outubro), “Aznavour por Charles” (14 outubro) e “O Capital no Século XXI“, de Justin Pemberton, a 15 de outubro.

Confira as datas e as cidades por onde vai passar a edição 2020 da Festa do Cinema Francês e cuja programação de cada localidade pode ser consultada no site oficial do evento.

Lisboa: 8 a 21 de outubro
Almada: 14 a 18 de outubro
Oeiras: 15, 17 e 18 de outubro
Coimbra: 21 a 24 de outubro
Porto: 26 de outubro a 4 de novembro

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *