2ª edição do BEAST International Film Festival de 26 a 30 de Setembro na cidade do Porto

BEAST International Film Festival 2018

Vai decorrer entre os dias 26 e 30 de Setembro, na cidade do Porto, a 2ª edição do BEAST International Film Festival, que volta a centrar-se na promoção da cultura cinematográfica do leste europeu, dando cobertura a 21 países, cuja visão única é moldada em novos trabalhos de autores emergentes, contando com um painel ilustre de convidados nacionais e internacionais.

Durante os cinco dias do festival, serão apresentados cerca de 90 filmes, com sessões de projeção no Cinema Trindade, no Cinema Passos Manuel, na Casa das Artes e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Já os eventos paralelos, como masterclasses, workshops, concertos, terão lugar no Café Candelabro, Museu Soares dos Reis, Escola Multimédia de Árvore e OKNA – Espaço Cultural e Espiga.

A abertura do BEAST 2018, no cinema Trindade, está a cargo do novo filme do realizador ucraniano Roman Bondarchuk, a comédia dramática “Vulcão” (Volcano), que, tal como no ano passado, o filme está integrada na secção Focus Country, nesta edição dedicada à Ucrânia.

A competição abrange três secções do festival: East Wave (ficção), East Doc (documentário) e experimentalEast (cinema experimental), cujos filmes concorrerm em cada categoria ao prémio de Melhor Filme e uma Menção do Júri.

As produções nacionais também têm o seu espaço na Portuguese Abroad, secção que este ano acompanha o caminho de cineastas portugueses que vivem e trabalham fora de Portugal. Os documentários “Lembranças De Um Futuro Radioso”, de José Vieira e “Spell Reel”, de Filipa César, são os dois filmes que fazem parte da programação.

A celebrar os 100 anos da independência, a Lituânia terá uma paricipação única na secção Baltic Eye, que explora cinema de arquivo e contemporâneo, em parceria com o Sindicato Lituano de Realizadores. Há inad uma secção Especial dedicada a novas produções, ficção e documentário, promovendo a Europa Oriental como um ponto de referência cultural.

Este ano, o festival apresenta a primeira edição do Visegrad Film Hub, em colaboração com quatro festivais dos países de V4: Fest Anca (Zilina, Eslováquia), New Horizons (Wroclaw, Polónia, Brno16 (República Checa) e BuSho (Budapeste, Hungria). O evento junta entusiastas do cinema e jovens profissionais que trarão ao nosso país uma série de filmes, masterclasses e workshops para crianças e jovens, uma iniciativa com o suporte do International Visegrad Fund.

As crianças e os adolescentes têm ao seu dispor filmes e workshops na secção Beast Kids, destinada a ampliar as perspectivas e os olhares dos mais novos com objetivo educativo.

Para mais informações consulte o site oficial do BEAST International Film Festival.

Artigos relacionados