3ª edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer

A 3ª edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer irá decorrer de 4 a 8 de Outubro e voltará a marcar a rentrée cultural portuense com uma programação transdisciplinar que se divide entre o Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, malavoadora.porto e Galeria Wrong Weather, com uma seleção de filmes inéditos, performances, instalações e a presença de vários convidados internacionais.

Na noite de abertura e integrado na Competição Oficial, será exibido pelas 21:30 h, o filme “The Wound”, do sul-africano John Trengove, que se estreou no Festival de Berlim, com um enredo onde género, orientação sexual e classe social se intersetam para produzir uma imagem idiossincrática da África do Sul dos nossos dias.

Em competição estarão mais sete longas-metragens de ficção e documentais:
– “I Am Truly A Drop Of Sun On Earth”, de Elene Naveriani
– “Jesús”, de Fernando Guzzoni
– “Jours de France” , de Jérôme Reybaud
– “Juntas”, de Nadina Marquisio e Laura Martínez Duque
– “The Misandrists”, de Bruce LaBruce
– “Miss Rosewood”, de Helle Jensen
– “La Noche”, de Edgardo Castro

O Teatro Rivoli acolhe ainda a Competição de Filmes de Escola Portuguesas “In My Shorts”, composta exclusivamente de filmes realizados no âmbito curricular de escolas portuguesas, e o programa de curtas “Under A Spell”, sobre as relações entre sexualidade e expressões de fetichismo.

A organização destaca o ciclo “This Is Me”, dedicado à representação autobiográfica no cinema queer, com destaque para as obras de Peter Friedman, Tom Joslin e Barbara Hammer, entre outros.

“1:54”, do realizador canadiano Yan England, tem as honras de filme de encerramento. O drama desportivo é uma história sobre bullying, centrado num brilhante, talentoso e tímido atleta de dezasseis anos, cuja pressão que sofre condu-lo a uma situação onde os limites humanos atingem o ponto de não retorno.

A programação completa está disponível no site oficial do Queer Porto 3.

Artigos relacionados