40ª edição do Fantasporto arranca hoje com “Blade Runner”, de Ridley Scott

Arranque do Fantasporto 2020

O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto está de volta à Cidade Invicta, entre os dias 25 de fevereiro e 8 de março, no Teatro Rivoli, numa edição comemorativa do 40º aniversário, que, segundo a organização “são treze dias de Festa para o Mundo do Cinema, onde produtores, realizadores, actores, actrizes, distribuidores e público se fundem num programa multifacetado, com filmes de todas as proveniências e géneros.”

A partir desta terça-feira, “Blade Runner”, de Ridley Scott, dá início, no grande auditório do Rivoli, à programação do Fantasporto, filme integrado na secção Fantas Classic sob o título “The Best of Fantas”, onde será também exibido, na quarta-feira, “Drácula de Bram Stoker”, de Francis Ford Coppola, películas que fizeram a antestreia nacional no evento em 1983 e 1993, respetivamente. Já nesta quinta-feira (27), será apresentado “O Touro Enraivecido”, de Martin Scorsese, uma forma de celebrar os 40 anos da estreia do filme.

Já na sexta-feira (28), dia que marca oficialmente o início do Fantasporto, a sessão de abertura vai contar com “Adverse”, de Brian Metcalf, em antestreia mundial, seguindo-se “A Night of Horror: Nightmare Radio”, de vários realizadores, ambos no grande auditório. A sessão de encerramento estará a cargo da produção brasileira “Loop”, de Bruno Bini.

A programação, recheada de cinema fantástico, grandes clássicos, curtas e longas-metragens e cinema internacional, dá também grande destaque à produção nacional, com duas competições, o Prémio Cinema Português para Melhor Filme e Melhor Escola. Na primeira, concorrem, em antestreia mundial, “Por Detrás da Moeda”, um documentário de Luís Moya, e “Os Conselhos da Noite”, de José Oliveira. Fora da competição, no dia 6 de março, será também apresentado um documentário de cerca de duas horas sobre os 40 anos do festival, realizado por Isabel Pina, acompanhado de um livro.

Nesta edição, o Fantasporto vai homenagear com o Prémio de Carreira o realizador galês Julian Richards, considerado como “um dos maiores distribuidores de cinema fantástico do mundo”, e “uma pessoa de grande empenho na divulgação” desse género.

Consulte a programação completa da 40ª edição no site oficial do Fantasporto.

Artigos relacionados