46ª edição do Cinanima. Muito cinema de animação para ver de 7 a 13 de novembro

A partir desta segunda-feira, dia 7, e até 13 de novembro, vai decorrer a 46ª edição do Cinanima — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, um festival de cinema de animação de autor, com uma programação que inclui mais de uma centena de filmes de vários países distribuídos pela várias secções competitivas e não competitivas.

A Secção Competitiva Internacional compreende a competição de curtas, dividida em cinco categorias, a competição de filmes de escolas e/ou de fim de estudos, filmes realizados por estudantes ou finalistas, e ainda a competição de longas-metragens, num total de 76 filmes.

Pela primeira vez na história do Cinanima, na Competição Internacional de longas-metragens vão estar a concurso duas produções nacionais: “Os Demónios do Meu Avô“, de Nuno Beato, sobre uma mulher que ruma à aldeia do avô para se reencontrar com o passado familiar, e “Nayola“, do realizador José Miguel Ribeiro, uma história que atravessa três gerações de mulheres, tendo a guerra civil de Angola como pano de fundo.

As duas produções portuguesas competem com “Interdit aux Chiens et Aux Italiens” (Interdito aos Cães e aos Italianos), de Alain Ughetto, uma coprodução internacional entre França, Itália, Suíça Bélgica e Portugal (Ocidental Filmes), a produção japonesa “Dozens Of Norths”, de Koji Yamamura, e “To The Bright Side”, uma animação realizada por seis cineastas chineses.

A Competição Nacional apresenta 31 obras, distribuídas por dois concursos diferentes: o Prémio António Gaio, que será atribuído ao Melhor Filme da competição, e o Prémio Jovem Cineasta Português, neste caso dividido em duas categorias: filmes feitos por Crianças e Jovens (até 18 anos) e Primeiro Filme de Jovens Realizadores (mais de 18 até 30 anos).

Um dos destaques desta edição é a homenagem a Piotr Kamler, com uma retrospetiva dedicada ao realizador polaco e à sua inovadora obra de animação, que conferiu à música um dos pilares da sua criação artística. A programação, que percorrerá vários espaços da Cidade de Espinho, inclui ainda exposições, oficinas, seminários, conferências e encontros com realizadores.

Assista ao genérico da 46ª. edição e saiba mais informações no site oficial do Cinanima.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados