5 cidades vão acolher a 10ª Festa do Cinema Italiano de 5 a 13 de abril

Organizado pela Associação Il Sorpasso, desde 2008, vai realizar-se entre os dias 5 e 13 de abril, a 10ª Festa do Cinema Italiano, um dos eventos mais importantes da cultura italiana, que pela vez vai decorrer em simultâneo em 5 cidades: Lisboa, Porto, Setúbal, Almada e Coimbra. A programação será depois alargada a outras cidades portuguesas e internacionalmente ao Brasil, Angola e Moçambique.

A edição de 2017 vai apresentar mais de 50 filmes, entre longas-metragens, documentários e curtas-metragens italianas, produzidas durante o último ano. Para abertura do festival e em antestreia nacional, foi escolhido o drama romântico de Marco Bellocchio, ‘Sonhos Cor-de-Rosa’ (Fai Bei Sogni), baseado no best-seller homónimo de Massimo Gramellini, um filme profundo sobre a superação do luto e sobre a nossa necessidade de amor. Na sessão de encerramento será exibido ‘In Guerra Per Amore’, realizado por Pif, um dos humoristas mais conhecidos da sua geração e que apresenta uma irónica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia.

Entre os filmes que integram a programação, também se encontram mais dois em antestreia nacional: ‘Políticos não se Confessam’ (Le Confessioni) e ‘Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte‘ (Perfetti Sconosciuti). Destaque para a secção Amacord, onde serão apresentados alguns sucessos do cinema italiano, como ‘Suspiria’, filme de terror de Dario Argento, numa versão restaurada em 4K e em homenagem a Bud Spencer, ‘Trinitá – Cowboy Insolente’, um dos spaghetti western que o falecido ator (2016) protagonizou com Terence Hill em 1970.

As sessões de cinema da 10ª Festa do Cinema Italiano vão estar disponíveis nos seguintes espaços:

LISBOA: Cinema São Jorge, UCI Cinemas – El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
PORTO: Teatro Rivoli – Teatro Municipal do Porto e nos cinemas UCI Arrábida.
SETÚBAL: Auditório Charlot
COIMBRA: Teatro Académico de Gil Vicente
ALMADA: Fórum Municipal Romeu Correia

O preço normal dos bilhetes é de 4€ e em algumas cidades, há descontos para menores de 25 anos ou superior a 65 anos, que podem custar 3€. Para os eventos paralelos, como Concertos, Exposições, Cine-Jantar e a Rota dos Sabores, deverá consultar o preçário no site oficial, assim como informações complementares sobre toda a programação.

Artigos relacionados