’51 Dons’: A verdadeira história vai chegar aos grandes ecrãs

51Dons_movie

A Walden Media e a Mandalay Sports estão a reunir esforços para levar aos grandes ecrãs, a verdadeira história da ’51 Dons’, equipa de futebol americano da Universidade de São Francisco, nos EUA, que lutou contra o racismo em 1951.

Cotada como uma das melhores do país e sempre no top das competições universitárias, detinha um recorde de invencibilidade e jogadores com qualidades individuais, capazes de obterem fama em carreiras profissionais. Para a equipa, ganhar um convite para o Orange Bowl, foi a cereja no topo do bolo, naquela que deveria ter sido a temporada perfeita. No entanto, quando a organização os informou de que só poderiam participar, se abdicassem de dois jogadores afro-americanos (Ollie Matson e Burl Toler), o convite foi de imediato recusado, sendo a primeira posição para a igualdade racial no desporto escolar ou de outro género.

Em 2014, a ESPN lançou um documentário de cerca de uma hora, também intitulado ’51 Dons’ e que levou a história ao público pela primeira vez, sendo bem recebido pela crítica.

O evento tem sido citado como um ponto de referência para a criação, uma década mais tarde, do Movimento dos Direitos Civís.

Artigos relacionados