5ª Mostra do Cinema Latino-Americano em Lisboa de 10 a 14 de dezembro

A Casa da América Latina vai apresentar entre os dias 10 e 14 de Dezembro de 2014, no Cinema São Jorge em Lisboa, a 5ª edição da Mostra de Cinema da América Latina. Mais tarde, entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro de 2015, o evento chega pela primeira vez à cidade do Porto e vai decorrer na Casa das Artes.

Na cerimónia de apresentação, Maria Xavier, a coordenadora de programação da CAL, a instituição que organiza a Mostra, revelou que a diversidade, a qualidade e inclusividade foram factores determinantes na escolha dos filmes.

A MCAL deste ano é composta por três secções, Horizontes, Novos Caminhos e Eduardo Coutinho: Uma Retrospectiva. Nas duas primeiras estão incluídas curtas e longas-metragens de nove países, sendo nelas representadas distintas realidades da América Latina, assim demonstrando a diversidade da região. A última, é uma homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, falecido em 2014, através da exibição de três dos seus mais importantes filmes, bem como de um documentário em que é Coutinho o entrevistado, em vez de entrevistador, a imagem de marca dos seus filmes.

No dia de abertura será exibido o filme ‘Relatos Salvajes’ de Damián Szifrón, que esteve recentemente no Festival de Cannes 2014, integrado na seleção oficial e que foi escolhido para representar a Argentina na corrida ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Entre as longas-metragens a serem exibidas, há também a realçar mais duas que brevemente chegarão às salas de cinema portuguesas. A Legendmain anunciou a estreia do filme ‘Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria‘ para o dia de Natal, enquanto que, ‘A Jaula de Ouro’ que estava agendada para 18 de dezembro, só deverá aparecer em 2015.

O programa completo, bem como, todas as informações sobre a 5ª Mostra, podem ser consultadas no site oficial do evento.

FICHA TÉCNICA

TRAILER

Artigos relacionados