71º Festival de Cannes: Cate Blanchett será a presidente do júri

A organização do Festival de Cannes anunciou hoje no seu site oficial que a atriz australiana Cate Blanchett será a presidente do júri da 71ª edição que irá decorrer de 8 a 19 maio de 2018.

Blanchett sucede no cargo a Pedro Almodóvar, que na edição de 2017 atribuiu a Palma de Ouro a “O Quadrado”, filme do realizador sueco Ruben Östlund, sendo a 12ª mulher a assumir a liderança do júri deste certame, quatro anos após a realizadora neo-zelandesa Jane Campion.

“Já venho a Cannes há anos como atriz, como produtora, pelas noites de gala e pelas sessões em Competição e pelo próprio mercado. Mas nunca vim pelo prazer de desfrutar da abundante cornucópia de filmes deste grande festival”, disse a atriz, que afirmou sentir-se “honrada com o privilégio e a responsabilidade de presidir o júri desta edição.”

Pierre Lescure, presidente do Festival de Cinema de Cannes e Thierry Frémaux, delegado-geral, estão encantados: “Estamos muito felizes em receber uma artista tão rara e singular, cujo talento e crenças enriquecem as telas e os palcos. Banchett será uma presidente comprometida, uma mulher apaixonada e uma generosa espectadora.”

Na sequência de várias denúncias de abusos sexuais contra o produtor cinematográfico norte-americano Harvey Weinstein e outros cineastas, Blanchett lançou recentemente a fundação “Time’s Up”, para ajudar vítimas de assédio sexual. Meryl Streep e Natalie Portman, são algumas das atrizes que fazem parte da fundação.

Blanchett, que irá comemorar o seu 49º aniversário durante o festival (14 de maio), já venceu dois Óscares da Academia. O primeiro em 2005, com “O Aviador”, de Martin Scorsese e em 2014 com o drama de Woody Allen, “Blue Jasmine”.

Artigos relacionados