7ª edição do Arquiteturas Film Festival. De 4 a 9 de junho no Cinema São Jorge

Arquiteturas Film Festival 2019

Está a chegar a 7ª edição do Arquiteturas Film Festival (AFF), uma mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática da Arquitetura, este ano subordinada ao tema “Human Nature”. O festival vai decorrer no Cinema São Jorge entre os dias 4 e 9 de junho.

Para a competição foram escolhidos cinquenta e cinco filmes que traduzem o mote central do festival, contar histórias sobre o ambiente urbano que nos rodeia e abrir discussões trazendo a Lisboa as obras mais inventivas do género a nivel mundial em curta e longa-metragem, revelando novos autores e apoiando o regresso de cineastas que o festival tem vindo a acompanhar.

O Arquiteturas 2019 abre com a curta experimental holandesa “Tractordans (2014)”, que nos coloca diante de um fluxo de tratores a mover-se coreograficamente sobre o campo. Logo de seguida e em competição será exibido “Melting Souls”, do realizador François-Xavier Destors, um documentário sobre a cidade de Norilsk, a maior produtora mundial de cobre e níquel, no norte da Rússia, e também uma das cidades mais poluídas do mundo. A sessão de encerramento estará a cargo do documentário “A Boy’s Dream”, de Walther Grotenhuis e Cinta Forger, sobre Theo Jansen, um artista muito peculiar que utiliza tubos de PVC para criar animais imaginários fantásticos: dezenas diferentes desde o início dos anos 90.

Nesta edição, o país convidado é a Holanda, que se apresenta com uma nova geração de autores que alimentam a conexão entre cinema e arquitetura, e que vão dar a conhecer exemplos inspiradores proveniente de um país reinventado pela intervenção humana.

Na programação constam ainda várias ativades paralelas, entre as quais, o workshop “Capturar o Martim Moniz”, masterclasses, atelier para crianças, visita guiada e encontros de coletivos. Conheça toda a programação no site oficial do Arquiteturas.

Artigos relacionados