“A Chiara”: A emancipação de uma adolescente de uma família da máfia calabresa

Premiado como o Europa Cinemas Label na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2021, chega agora ao circuito comercial português o drama “A Chiara“, filme escrito e realizado por Jonas Carpignano, que completa a sua trilogia calabresa que começou com “Mediterreânea” (2015), sobre o influxo de refugiados do norte da África, e depois com “A Ciambra” (2017), sobre uma comunidade cigana.

Nesta sua terceira longa-metragem, o cineasta apresenta um elenco não profissional, focando-se numa jovem protagonista feminina para contar a história de Chiara Guerrasio, interpretada por Swamy Rotolo, que recebeu uma Menção Especial do Júri para Melhor Interpretação ex-aequo no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, uma adolescente nascida no seio de uma família da organização mafiosa italiana ‘Ndrangheta, e a sua jornada precoce para a maturidade.

A história do filme passa-se em Gioia Tauro, na região italiana de Calábria, onde a família Guerrasio e os amigos juntam-se para festejar o 18º aniversário da filha mais velha de Claudio e Carmela. É uma ocasião feliz e esta família unida está na melhor forma. A aniversariante e a irmã Chiara, 16 anos, disputam a pista de dança, e a festa prolonga-se pela madrugada dentro.

No entanto, tudo muda quando, no dia seguinte, o pai desaparece. Chiara procura desesperadamente explicações.Insatisfeita com a história que lhe é contada, inicia a sua averiguação, mas, à medida que se aproxima da verdade, vê-se forçada a decidir que futuro deseja para si própria, seja por continuar a ser fiel à sua família e valores da máfia e a continuar os negócios do seu pai, ou a começar uma nova vida, aparentemente normal, noutro lugar.

“A Chiara” estreia nas salas de cinema nacionais esta quinta-feira, 28 de abril, com distribuição da Leopardo Filmes. Assista ao trailer legendado.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados