“A Conferência”: A famosa reunião nazi onde foi planificado o Holocausto

Na próxima quinta-feira, 22 de setembro, a Films4You estreia nos cinemas portugueses a produção alemã “A Conferência” (Die Wannseekonferenz), um filme realizado por Matti Geschonneck, que recria o famoso encontro histórico de dirigentes nazis onde foi planificado o Holocausto.

Sem recorrer a efeitos cinematográficos ou imagens de arquivo para sublinhar o horror, o filme apresenta as longas conversas entre altas patentes militares e burocratas, em que o assunto é debatido com uma naturalidade aberrante.

Na manhã de 20 de janeiro de 1942, os principais representantes do regime nazi reuniram-se numa casa à beira do lago de Wannsee em Berlim. Foram convidados por Reinhard Heydrich para uma reunião seguida de pequeno-almoço, um encontro que ficará para a história como a “Conferência de Wannsee”. O único tópico na agenda naquela manhã era o que os Nazis chamavam de Solução Final para a Questão Judaica: a organização do assassinato em massa de judeus em toda a Europa.

O filme segue a ata da reunião elaborada por Adolf Eichmann, da qual apenas uma cópia foi preservada e que é considerada o documento-chave do extermínio dos judeus, que serviu de prova para o julgamento de Nuremberg.

Como aniquilar a população judaica sem ter um custo económico, como aproveitar a sua aptidão para o trabalho antes de matá-los, como esconder o genocídio das críticas externas, são algumas dos horrores discutidos. “A punição pode parecer brutal, mas merecem”, argumenta um dos presentes em tom solidário com a intenção de convencer o parceiro.

Geschonneck faz um filme de intermináveis ​​diálogos, marcando subtilmente as diferenças de ideias que geram tensão entre os convidados, mas também lida com as informações de forma adequada, deixando para o fim a descrição específica do plano, uma conversa agradável e cordial entre um grande número de homens de poder, capazes de planear um dos atos mais condenáveis ​​da história da humanidade sem o menor escrúpulo ético-moral. Tudo simples e tão cruel.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados