“A Cordilheira dos Sonhos”: Conheça o premiado documentário de Patricio Guzmán

Estreado no Festival de Cannes 2019, o documentário “A Cordilheira dos Sonhos” (La Cordillera de los Sueños), do cineasta chileno Patricio Guzmán, vai finalmente chegar às salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 19 de maio, com distribuição da Midas Filmes.

No festival francês, Guzmán recebeu pelo seu trabalho o Olho de Ouro, o prémio atribuído ao Melhor Documentário, e nos Goya, os prémios mais importante do cinema espanhol, fez história ao ser o primeiro documentário a vencer o prémio de Melhor Filme Iberoamericano.

“A Cordilheira dos Sonhos” é o culminar de um trilogia de Guzmán iniciada com “Nostalgia da Luz” (2010) e “O Botão de Nácar” (2015), em que o cineasta faz um ambicioso relato e homenagem à história do Chile, uma obra cruzada pela memória e pelo território.

“No Chile, quando o sol nasce, tem de subir colinas e montes até atingir a última pedra da Cordilheira dos Andes. No meu país, a cordilheira está em toda parte, mas para os chilenos é uma terra desconhecida”, disse Guzmán, que depois dos dois primeiros filmes da trilogia, um no norte e outro no sul do país, quis filmar de perto esta imensa coluna vertebral para explorar os seus mistérios, revelando poderosas informações da história do passado e do presente chileno.

Assista ao trailer legendado de “A Cordilheira dos Sonhos”.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.