“A Descolonização”: Série documental estreia esta noite na RTP2

RTP2 estreia a série documental A Descolonização

“A Descolonização” (Décolonisations), série documental realizada por Karim Miske, Marc Ball e Pierre Singaravélou, uma produção descrita como “a história do colonialismo europeu como nunca antes contada”, estreia esta terça-feira, 2 de fevereiro, às 22:25h, na RTP2.

A série analisa o tema desde o início do colonialismo europeu, onde o domínio do homem branco foi imposto a milhões de pessoas em todo o continente africano, sudeste da Ásia e Oriente Médio. A segunda metade do século XIX viu a Europa saquear a África, enquanto a Grã-Bretanha florescia na Índia.

Com isso, o nosso mundo ainda carrega as cicatrizes de uma longa, violenta e caótica história de colonização e descolonização que levou à resistência e, em última instância, ao fim da exploração e da coabitação forçada.

Em 3 episódios, a conta a história desse longo processo que levou à queda dos impérios europeus e deu origem ao mundo atual. Uma visão radical da nossa história recente, desde a década de 1850, passando pela Conferência de Berlim em 1885, até ao mundo globalizado da atualidade, que revela as figuras históricas que fizeram parte desse drama e os vestígios que ainda hoje perduram.

No episódio de estreia, intitulado “Aprendizagem”, com cerca de 52 minutos de duração, passa-se quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma raiva abafada, fazendo surgir figuras de luta como Mary Nyanjiru em Nairobi ,ou Lamine Senghor, atirador senegalês que se tornou militante anticolonialista na França.

Artigos relacionados