“A Favorita”: Filme de Yorgos Lanthimos brilhou nos Prémios Europeus de Cinema

Filme A Favorita venceu os Premios Europeus de Cinema 2019

Apesar do título sugerir que era um dos principais candidatos, “A Favorita“, de Yorgos Lanthimos, passou mesmo a grande vencedor dos Prémios Europeus de Cinema, anunciados no passado sábado numa cerimónia realizada em Berlim, na Alemanha.

“A Favorita”, que foi nomeado em 10 categorias na 91ª edição dos Óscares, foi eleito pelos membros da Academia de Cinema Europeu como Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Melhor Realização e Melhor Atriz (Olivia Colman), aos quais se juntam quatro estatuetas nas categorias técnicas anunciadas anteriormente.

O grande desiludido e derrotado da noite dos EFA 2019 foi Pedro Almodóvar e o seu “Dor e Glória“, que saiu da gala apenas com o troféu de Melhor Ator, atribuído à interpretação de Antonio Banderas.

Destaque ainda para “For Sama”, distinguido como Melhor Documentário, “Buñuel en el Laberinto de las Tortugas” como Melhor Filme de Animação e “Os Miseráveis“, de Ladj Ly, que recebeu o Prémio Discovery.

A produção nacional estava representado na categoria de curta-metragem, com “Cães que Ladram aos Pássaros”, de Leonor Teles e “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre”, de Gabriel Abrantes, mas o prémio foi para “Cadoul de Craciun”, de Bogdan Muresanu.

MELHOR FILME
– “A Favorita”, de Yorgos Lanthimos

MELHOR REALIZADOR
– Yorgos Lanthimos (A Favorita)

MELHOR ATRIZ
– Olivia Colman (A Favorita)

MELHOR ATOR
– Antonio Banderas (Dor e Glória)

MELHOR ARGUMENTO
– Céline Sciamma (Portrait de la Jeune Fille en Feu)

MELHOR COMÉDIA
– “A Favorita”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
– “Buñuel en el Laberinto de las Tortugas”

MELHOR DOCUMENTÁRIO
– “For Sama”, de Waad Al-kateab e Edward Watts

MELHOR CURTA-METRAGEM
– “Cadoul de Craciun”

Artigos relacionados