“A Forma da Água”: Guillermo del Toro acusado de plágio

Guillermo del Toro, realizador e argumentista de “A Forma da Água”, filme que recebeu 13 nomeações aos Óscares da Academia, foi alvo de acusações de plágio. Segundo o jornal The Guardian, David Zindel, filho do dramaturgo norte-americano Paul Zindel, acusa o cineasta mexicano de se ter inspirado em “Let Me Hear You Whisper”, uma peça do pai para escrever o argumento.

“Estou chocado por um grande estúdio ter permitido que seja feito um filme tão obviamente inspirado no trabalho do meu falecido pai sem que ninguém o reconheça nos créditos ou nos tenha vindo pedir autorização”, disse David Zindel, responsável pelo espólio do pai, Em declarações ao jornal.

A Fox Searchlight já reagiu às suspeitas lançadas e num comunicado garantiu que o realizador nunca leu ou viu a peça de Zindel: “Del Toro tem 25 anos de carreira, durante os quais desenvolveu 10 filmes originais, sendo sempre sincero em relação às suas influências”. A distribuidora mostrou-se disponível para conversações com a família do dramaturgo caso esta tenha qualquer questão a resolver sobre este filme original.

Por sua vez, Del Toro defendeu-se das acusações ao explicar que o seu filme foi inspirado no filme “O Monstro da Lagoa Negra”, filme que viu pela primeira vez quando tinha seis anos. “Tenho aquele filme na cabeça. Não a sua história, mas a sua ideia. Fiquei impressionado pela beleza daquilo.”

O filme de Del Toro conta a história de uma empregada de limpeza muda que trabalha num laboratório secreto e desenvolve um relacionamento com uma criatura marinha. A peça de Zindel, publicada em 1974, também está centrada numa empregada de limpeza, empregada num laboratório de investigações, que ganha amizade com um golfinho.

Nas duas histórias, as empregadas aprendem a comunicar com as criaturas e ambas, depois de conhecerem os planos das suas entidades, tudo fazem para as as libertarem, utilizando um carrinho para a roupa suja da da lavandaria, com a ajuda de outro personagem e que no filme de Del Toro está a cargo de Octavia Spencer.

À parte de todas as polémicas, “A Forma da Água” chegará aos nossos cinemas na próxima quinta-feira, dia 1 de fevereiro.

Artigos relacionados