“A Herdade” de Tiago Guedes vai competir pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza 2019

A Herdade filme de Tiago Guedes no Festival de Veneza 2019

A Herdade“, um drama do realizador portuense Tiago Guedes, foi selecionado para integrar a Competição Oficial do Festival de Veneza 2019, na qual vai concorrer pelo prémio máximo, o Leão de Ouro. É o regresso de um filme português à competição do festival mais antigo do mundo, catorze anos depois de “O Fatalista”, de João Botelho.

A co-produção da Alfama Films, de Paulo Branco, e da Leopardo Filmes, em associação com a CB Partners e Ana Pinhão Moura Produções, conta a saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, que nos leva a mergulhar nos segredos da sua herdade e a conhecer a vida social, política e financeira de Portugal desde os anos 40 aos dias de hoje, passando pela revolução de abril de 1974.

O anúncio foi feito esta manhã durante uma conferência de imprensa, onde foram revelados todos os títulos que fazem parte da programação. O filme português vai competir com outros cineastas de renome, como Hirokazu Koreeda, Roman Polanski, Steven Soderbergh, Olivier Assayas, Pablo Larrain, Haifaa Al-Mansour e Ciro Guerra.

O cinema português também estará representado na secção competitiva Orizzonti Short Films Competition, com a curta-metragem “Cães Que Ladram aos Pássaros”, de Leonor Teles, cuja história acompanha os dias de verão de uma família forçada a abandonar a sua casa no centro do Porto por força da especulação imobiliária.

Como anunciado anteriormente, o Festival de Veneza 2019 abrirá com a estreia mundial do novo filme do japonês Koreeda, “La Vérité (The Truth), um drama familiar protagonizado por Juliette Binoche, Catherine Deneuve e Ethan Hawke. O encerram,ento estará a cargo de “The Burnt Orange Heresy”, a nova longa-metragem de Giuseppe Capotondi, com Claes Bang, Elizabeth Debicki e Mick Jagger nos papéis principais.

A 76ª edição do Festival de Veneza decorre de 28 de agosto a 7 de setembro. Confira os títulos que vão concorrer ao Leão de Ouro e assista ao trailer oficial de “A Herdade”.

– “A Herdade”, de Tiago Guedes
– “La Vérité”, de Hirokazu Koreeda
– “The Perfect Candidate”, de Haifaa Al-Mansour
– “About Endlessness”, de Roy Andersson
– “Wasp Network”, de Olivier Assayas
– “Marriage Story”, de Noah Baumbach
– “Guest of Honor”, de Atom Egoyan
– “Ad Astra”, de James Gray
– “Gloria Mundi”, de Robert Guediguian
– “Waiting for the Barbarians”, de Ciro Guerra
– “Ema”, de Pablo Larraín
– “Saturday Fiction”, de Ye Lou
– “Martin Eden”, de Pietro Marcello
– “The Mafia Is No Longer What It Used to Be”, de Franco Maresco
– “The Painted Bird”, de Vaclav Marhoul
– “The Mayor of the Rione Sanità”, de Mario Martone
– “Babyteeth, de Shannon Murphy
– “Joker”, de Todd Phillips
– “An Officer and a Spy”, de Roman Polanski
– “The Laundromat”, de Steven Soderbergh
– “No. 7 Cherry Lane”, de Yonfan

Artigos relacionados