“A Herdade”: Filme de Tiago Guedes é o candidato português a uma nomeação aos Óscares

"A Herdade", de Tiago Guedes, foi o filme eleito por Portugal aos Oscars

A Herdade“, o mais recente trabalho do realizador Tiago Guedes, foi o filme eleito para representar Portugal na corrida aos Óscares. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 11 de setembro, pela Academia Portuguesa de Cinema (APC).

A escolha foi feita através de votação de todos os membros da APC, de uma lista onde também constavam “Raiva“, de Sérgio Tréfaut, “Parque Mayer“, de António-Pedro Vasconcelos, e “Variações” de João Maia.

Produzido por Paulo Branco e protagonizado por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, o filme conta a história de uma família dona de uma propriedade latifundiária, e ao mesmo tempo traça “o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje.”

Apesar de não ter sido premiado na competição oficial do Festival de Veneza, onde fez a estreia mundial, “A Herdade” foi distinguido com o Bisato d’Oro para Melhor Realização por um júri da crítica independente, presente no festival mais antigo do mundo. A produçao nacional foi também exibido esta terça-feira no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), como parte da Seleção Oficial em Competição.

Esta será a 36ª tentativa do candidato português tentar pela primeira vez na história uma nomeaçao à renomeada categoria de Melhor Filme Internacional. A primeira submissão foi em 1980 com “Manhã Submersa”, de Lauro António e a última, no ano passado, “Peregrinação“, de João Botelho.

O filme português tem pela frente a espinhosa missão de superar filmes como “Parasitas“, de Bong Joon-ho (Coreia do Sul), “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz (Brasil) ou “Dor e Glória“, de Pedro Almodóvar (Espanha)

Resta agora aguardar por meados de dezembro para saber quais os dez títulos pré-selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que seguirão em frente na corrida e dos quais sairão os cinco finalistas, que serão anunciados juntamente com as outras categorias a 13 de janeiro de 2020. A 92ª cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para o dia 9 de fevereiro de 2020.

Com distribuição da Leopardo Filmes, “A Herdade” estreia nas salas de cinema portuguesas a 19 de setembro. Confirao trailer:

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *