“A Herdade” fora dos 10 pré-selecionados para o Óscar de Melhor Filme Internacional

A Herdade fora da corrida aos Óscares

Já são conhecidos os títulos dos 10 filmes pré-selecionados para a corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional, dos quais sairão as cinco nomeações finais. Mais uma vez o representante português ficou fora das escolhas dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Afastado nesta primeira triagem, “A Herdade“, de Tiago Guedes, contribuiu para que Portugal aumentasse para 36 o recorde de país que mais vezes submeteu sem sucesso filmes candidatos a uma nomeação, seguido pela Roménia com 35 e o Egito com 34.

Na shortlist que foi anunciada encontram-se dois filmes que nesta temporada de prémios ganharam destaque e que se apresentam como os principais favoritos à estatueta dourada. Falamos da produção sul-coreana “Parasitas“, de Bong Joon Ho, e o candidato espanhol, “Dor e Glória“, de Pedro Almodóvar. A lista também inclui “Os Miseráveis“, de Ladj Ly (França), “Violeta“, de Kantemir Balagov (Rússia), e “Atlantics”, de Mati Diop (Senegal), filmes que poderão causar alguma surpresa.

As nomeações de todas as categorias serão anunciadas no dia 13 de janeiro de 2020. A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a 9 de fevereiro, no Hollywood Dolby Theatre, em Los Angeles.

Confira agora os 10 pré-selecionados que ainda aspiram a suceder a “Roma“, de Alfonso Cuarón, vencedor no ano passado:

– “Atlantics” (Senegal)
– “Corpus Christi” (Polónia)
– “Dor e Glória” (Espanha)
– “Honeyland” (Macedónia do Norte)
– “Os Miseráveis” (França)
– “Parasitas” (Coreia do Sul)
– “The Painted Bird” (Républica Checa)
– “Those Who Remained” (Hungria)
– “Truth and Justice” (Estónia)
– “Violeta” (Rússia)

Artigos relacionados