Na próxima quinta-feira, 15 de setembro, chega aos cinemas portugueses o drama “A Ilha das Mentiras” (La Isla de las Mentiras), a primeira longa-metragem de ficção de Paula Cons, um filme baseado em factos reais em que a cineasta galega toma a liberdade de recorrer a teorias e lendas sobre a Ilha de Sálvora e do naufrágio do navio Santa Isabel nas águas do Atlântico em 1921.
Filmado na Galiza, Paula Cons usa o thriller com rasgos de drama e film noir como uma homenagem ao feminino, para narrar o naufrágio do chamado “Titanic” galego e a coragem de três mulheres esquecidas na história espanhola, que saltaram ao mar para ajudar as pessoas. Do elenco principal fazem parte Nerea Barros, Victoria Teijeiro, Ana Oca, Darío Grandinetti e Aitor Luna.
A trama do filme leva-nos até à madrugada de 2 de janeiro de 1921, quando o vapor Santa Isabel, com 260 pessoas a bordo, a caminho de Buenos Aires, naufraga ao largo da rochosa costa da ilha de Sálvora. À falta de homens na ilha, três jovens pescadoras, Maria (Barros), Josefa (Teijeiro) e Cipriana (Oca), lançam-se ao mar, salvando 48 pessoas – um ato heroico que lhes sairá muito caro.
Ao saber da história, León (Grandinetti), um jornalista argentino, apressa-se a Sálvora para cobrir as notícias. À medida que avança na investigação, aumenta a sua suspeita de que o naufrágio não terá sido um acidente e de que as heroínas escondem um terrível segredo.
Assista ao trailer legendado de “A Ilha das Mentiras”, um filme de luta, fuga, analfabetismo e caciquismo, mas também de sofrimento e mulheres.