A RTP2 vai transmitir esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 22:50h, a obra prima do realizador Steven Spielberg, o drama biográfico histórico “A Lista de Schindler” (Schindler’s List),adaptado do romance de Thomas Keneally, sobre a incrível história de um nazi que salvou dos campos de extermínio mais de 1100 judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Lançado nos cinemas em 1993, o filme foi a mais arrojada aposta cinematográfica de Spielberg e aquele que mais glória e reconhecimento lhe proporcionou, depois de se tornar num êxito mundial e de ter sido o grande vencedor dos Óscares da Academia de Hollywood nesse ano. Nomeado em 12 categorias, o filme ganhou sete estatuetas douradas, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.
O ator Liam Neeson interpretou o protagonista, o industrial Oskar Schindler, membro do Partido Nazi Alemão, que percebe que pode fazer muito dinheiro em Cracóvia em 1939. Hábil manipulador e grande sedutor, Schindler toma a direção de uma fábrica de artigos de cozinha que tinha pertencido a capitalistas judeus e torna-se rapidamente num homem rico, sobretudo depois de firmar contratos com o exército alemão.
Em íntima colaboração com o seu contabilista judeu, Itzhak Stern (Ben Kingsley), emprega exclusivamente judeus na fábrica que se transforma assim numa inesperada esperança de vida para muitos deles. Schindler recruta o seu pessoal no campo de concentração de Plaszow, dirigido pelo demencial e sádico Amon Goeth (Ralph Fiennes), oficial das SS, de quem Schindler se torna amigo e confidente.
Em 1944, perante a aceleração da “Solução Final”, Schindler vai irónica e inesperadamente gastar toda a sua fortuna para salvar das câmaras de gás os seus trabalhadores judeus, que passarão os últimos meses da guerra a trabalhar numa nova fábrica produzindo munições inúteis, tornando-se num nazi oportunista e fútil que salva da morte mais de 1100 judeus.
Com as suas belas e perturbadoras imagens a preto e branco, e com uma das mais comoventes, notáveis e impressionantes evocações do Holocausto nazi, Spielberg assina um doloroso e inteligente filme de memória sobre um tempo e uma situação histórica de rara brutalidade e crueldade homicida.
Em 2007, o American Film Institute elegeu “A Lista de Schindler” como o oitavo melhor filme americano da história. O filme foi designado como “cultural, histórico ou esteticamente significativo” pela Biblioteca do Congresso em 2004 e selecionado para preservação no National Film Registry. Em 2018, em homenagem ao 25º aniversário da estreia, o filme foi remasterizada em 4K e lançado em cinemas selecionados em 2019.
“A Lista de Schindler” narra o triunfo de um homem que fez a diferença no drama daqueles que sobreviveram a um dos capítulos mais negros da história da humanidade, um filme imperdível para quem ainda não viu, mas também para rever por quem já assistiu, Veja o trailer da versão oficial em 4K: