“A Mãe e o Mar”: Documentário de Gonçalo Tocha estreia na RTP2

RTP2 estreia o filme A Mãe e o Mar

A Mãe e o Mar“, documentário de Gonçalo Tocha, vai ser exibido nesta quinta-feira, 18 de março, às 22:45h, na RTP2, uma longa-metragem rodada na região de Vila do Conde que resgata uma tradição quase perdida das mulheres pescadoras da praia de Vila Chã, representadas por Glória, a única sobrevivente dessa lide.

“Na senda de um mito real e perdido no lugar da praia de Vila Chã, procuramos as mulheres do mar chamadas ‘pescadeiras’, num dos poucos lugares do mundo com mulheres arrais. Mas onde estão elas? E onde estão os 120 barcos de pesca artesanal? Sobram 9 barcos e uma única mulher pescadeira. Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão do mar”, lê-se na descrição do filme.

Produzido pela Curtas Metragens C.R.L., o documenta revela, através de conversas, como as “pescadeiras” que antecederam Glória desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas à faina “e ao amor pelo mar”.

Apresentado pela primeira vez no festival de Curtas Vila do Conde 2013, “A Mãe e o Mar” teve estreia internacional no Festival de Roma, seguindo-se o DocLisboa, onde foi premiado com o prémio de melhor longa-metragem portuguesa. Desde então passou por vários festivais internacionais.

Artigos relacionados