“A Metamorfose dos Pássaros”: Filme chega aos cinemas portugueses em outubro

Filme A Metamorfose dos Pássaros estreia a 7 de outubro

O multipremiado filme português “A Metamorfose dos Pássaros“, de Catarina Vasconcelos, vai finalmente chegar às salas portuguesas de cinema no dia 7 de outubro.

A estreia acontece mais de um ano depois da estreia mundial no Festival de Berlim, onde conquistou o Prémio da Crítica Internacional, e depois da estreia nacional, em setembro de 2020, no IndieLisboa, onde conquistou o Prémio de Melhor Realização para Longa-metragem Portuguesa e o Prémio do Público.

A primeira longa-metragem da cineasta portuguesa é um retrato pungente da sua família, com especial destaque na avó que nunca conheceu. O documentário-ficção é uma viagem entre a beleza dos afectos familiares e os sentimentos de perda, um filme sobre, como refere Catarina Vasconcelos, “a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.

“A Metamorfose dos Pássaros” foi “o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo”, em 2020 “e o mais premiado, vencedor de mais de 20 prémios“, refere a produtora em comunicado. A produção nacional marcou presença em mais de 60 festivais internacionais e vencedor de mais de 20 prémios, incluindo prémio de melhor filme e prémio do público em vários países.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *