“A Metamorfose dos Pássaros”: Filme de Catarina Vasconcelos estreia na RTP2

RTP2 estreia o filme A Metamorfose dos Pássaros

A RTP2 continua a sua aposta no cinema português e abre o ano de 2022 com a exibição do filme “A Metamorfose dos Pássaros“, filme realizado por Catarina Vasconcelos, com estreia marcada para o dia 1 de janeiro, às 17:25h.

Apresentado em estreia mundial no Festival de Berlim 2020 onde conquistou o Prémio da Crítica Internacional, o filme foi exibido em antestreia nacional em setembro do mesmo ano no IndieLisboa, tendo conquistado o Prémio de Melhor Realização para Longa-Metragem Portuguesa e o Prémio do Público. Ao longo de 2020 foi o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo e um dos mais premiados.

“A Metamorfose dos Pássaros” chega agora à televisão portuguesa depois da estreia nas salas nacionais (7 de outubro) e de ter sido eleito pelos membros da Academia de Cinema Portuguesa como candidato de Portugal a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional da 94ª edição dos Óscares, mas como sabemos, ficou de fora da lista dos 15 filmes pré-selecionados.

Esta primeira longa-metragem da cineasta portuguesa é um retrato pungente da sua família, com especial destaque na avó que nunca conheceu. O documentário-ficção é uma viagem entre a beleza dos afectos familiares e os sentimentos de perda.

No filme, Beatriz e Henrique casaram-se no dia em que ela fez 21 anos de idade. Ela era uma árvore com raízes profundas, enquanto ele, marinheiro, pairava no mar. A sua relação fez-se de cartas, telegramas e até um vinil: no lado A uma carta, no lado B as vozes dos seis filhos. Como oficial de marinha, Henrique passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou dos seis filhos. Jacinto, o filho mais velho que sonhava poder ser pássaro, é pai da realizadora Catarina Vasconcelos.

Um dia, subitamente, Beatriz morre. Beatriz não morreu subitamente, mas morreu quando Catarina tinha 17 anos de idade. Nesse dia, Catarina e o pai encontram-se na perda da mãe e a sua relação deixou de ser só a de pai e filha. Ao longo desta narrativa poética, os dois exploram a intimidade da relação familiar e a passagem do tempo, num percurso em que se apercebem de que partir é um requisito fundamental para o começo de algo novo.

Do elenco fazem parte Manuel Rosa, João Móra, Ana Vasconcelos, Henrique Vasconcelos, Inês Melo Campos, Catarina Vasconcelos, Cláudia Varejão, José Manuel Mendes, João Pedro Mamede, entre outros.

Assista ao trailer oficial e não perca a estreia de “A Metamorfose dos Pássaros” na RTP2.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *