“A Metamorfose dos Pássaros”: Filme de Catarina Vasconcelos premiado na Berlinale

Filme português "A Metamorfose dos Pássaros" premiado na Berlinale

“A Metamorfose dos Pássaros”, a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos, foi distinguida com o prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos no Festival de Cinema de Berlim, na nova secção competitiva “Encontros”, que pretende “apoiar novas vozes do cinema e dar mais espaço a uma diversidade de formas narrativas e documentais”.

Para o júri, o filme da portuguesa é uma “estreia profundamente pessoal, terna e poética”, além de representar “uma evocação, em forma de cinema, profundamente bela sobre o passado, delicada como as asas de um pardal e frágil e complexa como uma ‘assemblage’ de Joseph Cornell [artista visual e realizador]”.

Apesar de ter sido apresentada nos últimos dias antes da abertura do festival, a produção nacional ainda tem grandes chances de conquistar um dos três prémios que faltam atribuir: Melhor Filme, Melhor Realizador e o Prémio Especial do Júri.

De acordo com a Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, o filme tem já exibição garantida em mais de dez festivais internacionais, passando por países como EUA, Reino Unido, Grécia e Polónia. No entanto, ainda não há uma data definida para estrear no circuito comercial português.

Assista ao trailer de “A Metamorfose dos Pássaros”, filme produzido por Pedro Duarte e Joana Gusmão, com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual, RTP e Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos relacionados