“A Minha Casinha”: Filme de António Sequeira premiado em festival dos EUA

Foto/Divulgação: © Caracol Studios

O filme português “A Minha Casinha“, do realizador António Sequeira, que foi exibido na 30ª edição do Austin Film Festival, nos Estados Unidos, com o título internacional “Autumn”, venceu o prémio da audiência, depois de ter sido selecionado para a secção competitiva oficial do festival.

O filme fez história como sendo a primeira produção nacional a ser distinguida com tal prémio no festival norte-americano, reconhecido por qualificar para os Óscares e ditar tendências no cinema mundial.

“Apenas ter o filme no Festival de Cinema de Austin já foi um sonho tornado realidade, não só por ser um festival de qualificação aos Óscares, mas também por já ter impulsionado filmes de realizadores como Richard Linklater, Greta Gerwig e Darren Aronofsky. Poder partilhar o mesmo ecrã com filmes como os destes gigantes do cinema é um privilégio. Por isso, ganhar um prémio ainda por cima, foi mesmo algo de outro mundo”, disse o cineasta português.

Foto/Divulgação: © Caracol Studios

Inspirado no tema da saudade, “A Minha Casinha” conta com um elenco no qual se destacam nomes como Beatriz Frazão, Salvador Gil, Elsa Valentim, Miguel Frazão, Sara Barradas e Ricardo de Sá, capturando as transições da vida através da lente de uma pequena cidade portuguesa do interior.

Segundo o comunicado da PRIS Audiovisuais, que vai lançar o filme nos cinemas portugueses no dia 14 de dezembro, “A Minha Casinha” oferece-nos “um vislumbre autêntico de como a cultura portuguesa lida com o sentimento universal da saudade, uma palavra tão nossa.”

Foto/Divulgação: © Caracol Studios

O filme narra as dificuldades de uma família do interior a enfrentar mudanças e a encarar verdades desconfortáveis quando o filho sai de casa para estudar em Londres. Durante um ano e focando essencialmente as férias sazonais quando ele regressa à sua casinha (Inverno, Primavera, Verão e Outono), observamos momentos da crise de meia-idade do pai, da puberdade da filha, da emancipação do filho e da maneira como a mãe lida com o “ninho vazio”.

Integralmente filmado em Baião com o apoio do município e envolvendo a comunidade local, o filme é uma exploração de dinâmicas familiares portuguesas quando confrontadas com a nova emigração do século XXI, e com a dificuldade de crescerem e envelhecerem.

Assista ao trailer e saiba mais sobre o filme no site oficial de “A Minha Casinha” .

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *