“A Nossa Terra, O Nosso Altar”: Documentário sobre o fim do bairro do Aleixo estreia nos cinemas

Na próxima quinta-feira, 28 de julho, estreia nas salas de cinema portuguesas o documentário “A Nossa Terra, O Nosso Altar“, a primeira longa-metragem do cineasta português de André Guiomar, que testemunha as últimas rotinas no quotidiano do bairro social do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado.

O filme acompanha a tensão causada pela iminente demolição das torres, onde os habitantes do bairro do Aleixo viveram toda a sua vida, enquanto a gentrificação lhes dita o destino. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição arrasta-se durante anos, deixando as vidas dos moradores em suspenso. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem de forma impotente à lenta desfiguração do seu passado.

O documentário foi exibido no festival Porto/Post/Doc, onde venceu o Prémio Companhia das Culturas para o Melhor Realizador, e na última edição do Festival Caminhos Cinema Português, no qual venceu o Prémio Queima das Fitas de Coimbra – Melhor Filme Outros Olhares. Passou também pelo DocLisboa e pelo ZINEBI, Festival Internacional de Documentário de Bilbau, entre outros.

Assista ao trailer de “A Nossa Terra, O Nosso Altar”, um filme distribuído em Portugal pela Nitrato Filmes. No Porto, o filme estreia no Cinema Trindade.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados