A “Nova Vaga” Inglesa: Ciclo de cinema da Medeia Filmes

A "Nova Vaga" Inglesa: Ciclo de cinema da Medeia Filmes

Arranca esta sexta-feira, 14 de agosto, no Cinema Medeia Nimas, e prolonga-se até ao próximo dia 2 de setembro, o ciclo de cinema A “Nova Vaga” Inglesa, que vão do final da década de 50 e entram pelos anos 60 dentro.

Entre os cineastas encontram-se Tony Richardson, Karel Reisz , Lindsay Anderson, Richard Lester e Alexander Mackendrick (sendo este um caso à parte). Tal como os da “nouvelle vague francesa”, alguns deles tinham começado a escrever críticas de cinema, primeiro na revista Sequence, depois na Sight & Sound.

Estes jovens realizadores vinham do chamado “free cinema” dos anos 50, uma das primeiras manifestações de um movimento cultural mais alargado, que incluía sobretudo uma nova geração de escritores que desafiava a ordem social e cultural vigente. Os “Angry Young Men”, como ficaram conhecidos, criticavam ferozmente as instituições inglesas, e as suas obras debruçavam-se nas vidas do dia-a-dia de personagens também elas anti-establishment da lower-middle-class e da working-class.

Confira a programação completa com as datas e horários da primeira exibição de cada filme. Para mais informações consulte o site oficial da

14 agosto – 19:00h: “The Loneliness of the Long Distance Runner”, de Tony Richardson

15 agosto – 21:30h: “This Sporting Life”, de Lindsay Anderson

16 agosto – 16:30h: “A High Wind in Jamaica”, de Alexander Mackendrick

17 agosto – 21:30h: “The Knack… And How to Get It”, de Richard Lester

20 agosto – 19:00h: “Ned Kelly”, de Tony Richardson

22 agosto – 21:30h: “Saturday Night and Sunday Morning”, de Karel Reisz

23 agosto – 15:15h: “Sweet Smell of Success”, de Alexander Mackendrick

24 agosto – 21:30h: “If…”, de Lindsay Anderson

29 agosto – 21:30h: “A Taste of Honey”, de Tony Richardson

Artigos relacionados