“A Odisseia dos Tontos”: A trágica e bem humorada vingança dos “perdedores”

Quase três anos depois da estreia na Argentina, vai chegar finalmente às salas de cinema nacionais a sátira social “A Odisseia dos Tontos” (La Odisea de los Giles), um filme escrito e realizado por Sebastián Borensztein, uma adaptação do romance “La Noche en la Usina”, de Eduardo Sacheri, que conta com humor e humanidade uma história de luta e vingança de um grupo de moradores de uma pequena povoação argentina.

Na Argentina, “giles” significa pessoas boas, ingénuas e às vezes um pouco incautas, um termo que se aplica no filme ao grupo de vizinhos de uma localidade de Buenos Aires, que decide depositar todas as suas poupanças num banco para reconstruir uma cooperativa agrícola, La Metódica, que acreditam irá mudar as suas vidas. Mas no final de 2001, uma grave crise económica leva ao “corralito”, o congelamento das contas bancárias em todo país.

De um dia para o outro, sem que ninguém aparentemente soubesse, o sistema bancário faliu e os cidadãos aterrorizados viram as suas economias desaparecerem, levando a centenas de sonhos desfeitos, uma vida inteira de poupanças perdidas e frustração, provocando raiva e ódio. Neste cenário, o grupo de “gilles” sofre com indignação o golpe praticado pelo gerente do banco e um advogado corrupto que os fez perder o dinheiro.

Liderados por Fermín Perlassi (Ricardo Darín), uma lenda do futebol local, os “gilles” decidem que desta vez não ficarão parados e farão justiça com as próprias mãos, numa noite que será a mais lendária das suas vidas. Para recuperar as suas economias, decidem organizar e elaborar um plano com o objetivo de recuperar o seu dinheiro. Será a vingança de um grupo de “perdedores” que querem recuperar o que lhes pertence.

O filme, que levou às salas de cinema argentinas mais de dois milhões de espetadores, foi galardoado com o prémio de Melhor Filme Iberoamericano na 34ª edição dos Prémios Goya e escolhido como representante da Argentina ao Oscar de Melhor Filme Internacional 2020. Além de Ricardo Darín, o elenco principal conta ainda com Luis Brandoni, Verónica Llinás, Daniel Aráoz, Carlos Belloso, Marco Antonio Caponi, Rita Cortese, Andrés Parra e o filho do protagonista, Chino Darín.

Assista ao trailer legendado de “A Odisseia dos Tontos”, um filme distribuído em Portugal pela Films4You.

Artigos relacionados