“A Promessa de Hasan”: Candidato da Turquia aos Óscares estreia esta semana

Apresentado em estreia mundial na secção “Un Certain Regard”, uma mostra paralela à seleção oficial do Festival de Cannes 2021, e escolhido como representante da Turquia ao Óscar de Melhor Filme Internacional, chega esta quinta-feira, 16 de junho, aos cinemas portugueses o filme “A Promessa de Hasan“.

Protagonizado por Umut Karadag, este drama, escrito e realizado por Semih Kaplanoglu, é o segundo de uma trilogia do cineasta turco, que teve início com “Commitment Asli”, lançado em 2019, mas que não chegou a ser exibido nos cinemas nacionais.

A história do filme passa-se na propriedade agrícola de Hasan (Karadag), um agricultor e jardineiro bastante próspero que cuida da terra da família que herdou do seu pai, onde reside pacificamente entre campos e pomares particularmente exuberantes. Sem viverem na opulência, não passam pelas mesmas dificuldades financeiras que os seus vizinhos.

Mas quando fica a saber dos planos para a instalação de uma torre de alta tensão nas terras que cultiva, como parte do plano do governo para melhorar a rede elétrica da região, começa a tentar fazer tudo para que o seu lote fique fora deste planeamento, protestando timidamente e apelando ao poder local para redirecionam a expansão num terreno vixinho que se encontra vago. Previsivelmente, as suas objeções caem em saco roto.

E se numa primeira fase Hasan parece um indivíduo fraco e vulnerável, agora revela-se um manipulador astutamente conivente e muitas vezes injusto, tentando proteger os seus interesses às custas dos outros. As facetas complexas de Hasam formam um protótipo indistinto da sociedade turca predominantemente muçulmana, onde a ganância e o egoísmo estão habitualmente em desacordo com os ensinamentos da fé.

A esse respeito, Hasan rapidamente descobre que o pilar que comprometeria a fertilidade do seu solo não é um grande fardo em comparação com a ameaça ética que a sua próxima peregrinação a Meca, prometida à esposa, representaria na sua consciência. Quando inesperadamente recebe aprovação para um dever religioso religioso obrigatório no Islão, o casal examina os seus atos perturbadores do passado, apenas para que possam fazer as pazes no devido tempo e embarcar na sua jornada espiritual.

Distribuído em Portugal pela Leopardo Filmes, “A Promessa de Hasan” é um olhar sobre o conflito entre fé e as ambições pessoais num mundo dividido entre tradição e modernidade, com uma cinematografia paciente e visuais graciosos. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados