Estreado no Festival de Veneza 2021, o drama “A Tempo Inteiro” (À Plein Temps) vai estrear na próxima quinta-feira, 29 de junho, nos cinemas portuguesas. A segunda longa-metragem do argumentista e realizador franco-canadiano Eric Gravel, residente em França há mais de 20 anos, é protagonizada por Laure Calamy, atriz que é acompanhada no elenco por Anne Suarez, Nolan Arizmendi, Cyril Gueï, entre outros.
Calamy, que venceu o prémio de Melhor Atriz no festival italiano, interpreta Julie Roy, uma mãe divorciada que vive sozinha no campo e tem que fazer malabarismos para sustentar os seus dois filhos pequenos. Como o ex-marido demora a pagar a pensão alimentícia, foi obrigada a trabalhar como empregada de limpeza num hotel de luxo em Paris.
Até que um dia recebe um temível desafio, pois foi finalmente convocada para comparecer numa entrevista para um cargo que corresponde às suas aspirações. No entanto, nessa semana foi desencadeada uma série de greves dos transportes públicos, que a afeta especialmente, uma vez que depende do metro que liga a pequena cidade onde vive com Paris.
Mais que uma mãe sacrificada, a greve vem comprometer o já frágil equilíbrio de Julie, que mais parecendo uma moderna heroína de ação que uma mãe sacrificada, embarca numa corrida frenética, em que corre o risco de se afundar.
Neste filme, Calamy consegue transmitir energia à sua personagem, quer durante as extenuantes viagens cheias de angústia para chegar a horas de um lugar a outro, quer nos momentos em que perde a calma ou em que, para chamar a atenção, é obrigada a recorrer a ameaças.
Assista ao trailer legendado de “A Tempo Inteiro”, um filme distribuído pela Alambique Filmes, que terá obrigatoriamente de ser visto num cinema perto de si.