A verdade é uma mentira. RTP2 estreia a série canadiana “Zona Especial”

Nas próximas noites de domingo, a partir de 19 de junho, às 22:00h, a RTP2 vai transmitir a série canadiana “Zona Especial” (ZOS: Zone of Separation), um drama de guerra de oito episódios sobre a luta para impor um cessar-fogo mediado pela ONU numa cidade fictícia semelhante a Sarajevo.

A trama passa-se na cidade balcânica de Jadac que é palco de uma batalha contínua entre fações muçulmanas e cristãs, uma luta que se vem formando há séculos. De um lado da praça central da cidade fica uma mesquita em ruínas. Do outro, uma Igreja Ortodoxa.

A série centra-se na luta duradoura para impor um cessar-fogo mediado pelas Nações Unidas no enclave de Jadac. A história passa-se num futuro próximo, iluminado por todas as complicações causadas pelo 11 de setembro e pela guerra do Iraque. Esta cidade fictícia dos Balcãs testemunhou a limpeza étnica e atrocidades dos dois lados e está à beira de sair fora do controlo.

Irá Jadac caminhar em direção à reaproximação e à esperança? Ou será que mais uma vez cairá na loucura? Será que a paz pode ser imposta externamente? Ou só poderá ser encontrado a partir de dentro? As respostas a algumas destas questões vão ser reveladas ao longo dos episódios.

A série foca-se na dura realidade de viver numa violenta Zona de Separação entre antigos antagonistas, onde a única coisa que os mantém afastados é a equipa de Forças Internacionais de manutenção da paz da ONU, um contingente esgotado que sofre tremendas dificuldades enquanto cumpre o seu ingrato mandato de policiar o caos neste canto esquecido do inferno e tenta manter a sanidade numa absurda guerra de paz. Atrás das linhas inimigas a série expõe o absurdo da guerra e, finalmente, oferece uma sensação de esperança de que a melhor natureza do ser humano prevalecerá.

Criada por Malcolm MacRury e realizada por Mario Azzopardi, a série conta no elenco principal com Michelle Nolden, Rick Roberts, Enrico Colantoni, Allan Hawco, Lolita Davidovich e Colm Meaney.

Artigos relacionados