“A Verdadeira História de D´Artagnan”: Documentário estreia na RTP2

RTP2 estreia o documentário A Verdadeira História de D'Artagnan

A história do impetuoso gascão que inspirou uma das figuras mais famosas da literatura é contada no documentário “A Verdadeira História de D´Artagnan” (La Veritable Histoire de D´Artagnan), do realizador Augustin Viatte, filme que estreia esta quinta-feira, 4 de março, às 20:35h, na RTP2.

D’Artagnan é uma das figuras mais famosas da literatura. Mas poucas pessoas sabem que ele realmente existiu. Quem foi o verdadeiro D´Artagnan? Uma investigação emocionante revela um homem com um destino extraordinário, à sombra do Rei Sol e dos grandes acontecimentos do século XVII.

Herói ardente de “Os Três Mosqueteiros”, icónico romance histórico de Alexandre Dumas, D’ Artagnan e o seu lema “todos por um e um por todos” é mundialmente conhecido. Mas por trás deste herói aventureiro da literatura popular do final do século XIX, esconde-se uma personagem da vida real: Charles de Batz de Castelmore.

Em homenagem a Dumas, que morreu há mais de 150 anos, o documentário de Augustin Viatte confronta ficção e história para revelar a vida prolífica deste impetuoso gascão cujas aventuras inspiraram a lenda do manto e da espada! Uma jornada de vida que cruza o caminho do famoso cardeal Mazarin antes de se tornar o braço direito de Luís XIV imerso nas tramas geopolíticas da Europa do século XVII.

Um documentário de 52 minutos a não perder esta noite na RTP2.

Artigos relacionados