“A Vida Depois de Yang”: Filme de Kogonada repensa a humanidade através dos olhos de um robô

Depois do drama “Columbus” (2017), o realizador de origem sul-coreana Kogonada está de volta com “A Vida Depois de Yang” (After Yang), um filme de ficção científica baseado no conto “Saying Goodbye to Yang”, de Alexander Weinstein, em que o cineasta repensa a humanidade através dos olhos de um robô.

Ambientado num futuro próximo e não muito diferente dos tempos atuais, “A Vida Depois de Yang” é um obra sintética da imaginação distópica, que explora o futuro da tecnologia, mas sempre sob o prisma dos momentos indescritíveis das nossas vidas diárias, em que o personagem do título é um androide, ou um “techno sapien”, um companheiro que pode ajudar em casa, aprender novos hábitos e até mesmo proporcionar um vínculo com os filhos.

Colin Farrell e Jodie Turner-Smith interpretam respetivamente Jake e Kyra, um casal que tinha essa esperança quando compraram Yang (Justin H. Min), um robô que, para além de servir de como um “irmão” de IA, também funciona como uma babysitter e uma espécie de adido cultural para a sua filha Mika (Malea Emma Tjandrawidjaja), adotada na China, afirmando e explorando a herança asiática de Mika de maneiras que os seus pais adotivos não conseguem.

Yang parece-se e age como qualquer homem comum, e com a sua paciência excecional tornou-se um membro da família. Mas Yang tem uma falha técnica – o equivalente tecnológico de morrer – e Jack procura uma forma de o reparar, dado que Mika é muito apegado a Yang e não o quer trocar por outro. Mas Jake comprou-o recondicionado, o que significa que já não está dentro da garantia, e ninguém parece saber como consertá-lo.

Até que encontra alguém que tem acesso à placa-mãe, que revela flashes de um mundo interior que a família não tinha noção, incluindo imagens recorrentes de uma garota (Haley Lu Richardson), com a sua própria história surpreendente, que parece ter algum significado desconhecido para ele. Durante esse processo, Jake descobre que estava a perder momentos importantes da sua vida e volta a reconectar-se com a mulher e filha, encurtando distâncias que desconhecia existirem.

“A Vida Depois de Yang” estreia nas salas portuguesas de cinema na próxima quinta-feira, 12 de maio. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.