“Abandonados”: Série sobre a invasão japonesa de Timor-Leste estreia na RTP1

A RTP1 estreia esta quarta-feira, 21 de dezembro, às 21:00h, a nova série original “Abandonados“, uma produção nacional realizada por Francisco Manso (O Nosso Cônsul em Havana) e escrita por António Monteiro Cardoso, baseado no seu livro “Timor na Segunda Guerra Mundial – Diário do Tenente Pires” (2007), que narra o episódio histórico da invasão japonesa da de Timor-Leste, durante a Segunda Guerra Mundial.

Baseada em factos reais e descrita como uma história de coragem e de sacrifício sobre-humano, a série conta no elenco com Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Chico Diaz, Elmano Sancho, Francisco Froes, Joaquim Nicolau, Jorge Pinto, José de Abreu, Luís Esparteiro, Marques D´Arede, Maya Booth, Sabri Lucas, Soraia Tavares, Virgílio Castelo, Vítor Norte, Rodrigo Santos, entre outros.

De acordo com o canal público, “Abandonados” recorda a aliança inédita entre portugueses, timorenses e australianos unindo-se contra um inimigo comum que não hesitava em cometer as maiores atrocidades contra as populações locais e contra todos os que se lhe opunham.

A série narra a situação dramática em que ficaram muitos desses homens e mulheres, esquecidos e abandonados em Timor e a luta persistente de um militar – o Tenente Pires, que contra todos os obstáculos e dificuldades, criados aliás pelo próprio governo de Salazar, tudo fez para salvar os seus companheiros, até ao seu sacrifício final.

A série mostra-nos os caminhos tortuosos da política e dos interesses dos estados sobrepondo-se aos interesses individuais, com toda a carga de injustiça e de desumanidade que muitas vezes isso acarreta, conferindo à série um significado universal.

“Abandonados” é composta por sete episódios, que são emitidos todas as quartas-feira, no mesmo horário na RTP1. Os episódios também podem ser vistos através da RTP Play.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados