Academia espanhola ja revelou os três filmes pré-selecionados para a corrida aos Óscares

Filmes pré-selecionados aos Óscares por Espanha

Dor e Glória“, de Pedro Almodóvar, “Mientras Dure la Guerra”, de Alejandro Amenábar e “Buñuel en el Laberinto de las Tortugas”, de Salvador Simó, são os três filmes pré-selecionados pela Academia de Cinema espanhola para concorrerem à próxima edição dos Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Com Antonio Banderas e Penélope Cruz no elenco, o mais recente drama de Almodóvar parte com a ligeira vantagem de ter competido pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019, além de ser até ao momento o segundo filme espanhol com mais receitas de bilheteira deste ano.

O drama histórico de Amenábar, ambientado na Guerra Civil espanhola, que estreia em Espanha a 27 de setembro, é um dos títulos espanhóis mais aguardados do ano. O filme vai competir pela Concha de Ouro no Festival de San Sebastián, onde também faz parte a produção portuguesa “Patrick”, de Gonçalo Waddington.

A animação de Simó é considerada a surpresa do trio, superando filme interessantes como “El Reino”, de Rodrigo Sorogoyen, ou “Entre Dos Aguas”, de Isaki Lacuesta. O filme venceu recentemente o Prémio do Público para Melhor Filme na 7ª edição do Periferias.

Tanto Almodóvar como Amenábar já inscreveram o seu nome entre os vencedores de Óscares da Academia. O primeiro, em 2003, conquistou o Óscar de Melhor Argumento Original por “Fala com Ela”, depois de vencer em 2000 a estatueta dourada de Melhor Filme em Língua Estrangeira, a designação anterior à atual categoria de Melhor Filme Internacional. O segundo já venceu esta categoria em 2005 com o drama biográfico “Mar Adentro”.

O título representante de Espanha será anunciado a 5 de setembro. A 13 de janeiro de 2020, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA irá anunciar os finalistas para a corrida à estatueta dourada de Melhor filme Internacional, juntamente com outras categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimónia da 92ª edição dos Óscares que se realiza a 9 de fevereiro do próximo ano.

Artigos relacionados