A história deste novo capítulo começa onde o último filme terminou, com o casamento da mãe de Hardin Scott (Hero Fiennes-Tiffin) em Londres. Enquanto Hardin fica para trás para confrontar e reconectar-se com o seu passado, Tessa Young (Josephine Langford) regressa a Seattle. Já em casa, sofre uma tragédia que a obriga a tomar decisões difíceis e que vai alterar a sua vida para sempre.
Hardin quer muito ajudar Tessa, mas está tão preso a lutar contra os seus demónios que acaba por afastá-la. A descoberta sobre o seu pai acaba por abalar a sua fachada impenetrável, e Tessa não sabe se conseguirá salvá-lo sem se sacrificar… Tessa encontra apoio para estes momentos difíceis em amigos como Landon, e apercebe-se que para continuar em frente terá de lutar por si própria.
Ao receber notícias sobre a sua saúde pensa em mudar-se para Nova Iorque de forma a começar uma nova vida. Hardin regressa e conta a Tessa o quanto ela significa para ele, mas talvez seja tarde demais. Tessa já não é a doce e simples rapariga que era quando primeiro conheceu Hardin, e tem agora uma melhor compreensão de quem é e do que precisa. Quando “Hessa” colide há inegavelmente paixão. Mas será que vale a pena lutar por este amor – e a que custo?