“All This Victory”, de Ahmad Ghossein, venceu três prémios da Semana da Crítica de Veneza

All This Victory de Ahmad Ghossein venceu venceu ta Semana da Crítica de Veneza

A coprodução entre a Líbia, França e Catar, “All This Victory”, foi o grande vencedor da Semana Internacional dos Críticos de Cinema (SIC), uma seção independente e paralela organizada pela União Nacional dos Críticos de Cinema Italianos (SNCCI) como parte integrante do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O júri internacional da 34ª edição, composto por Marta Bałaga, Paolo Mereghetti e Erfan Rashid, atribuiu o Grande Prémio ao drama de guerra do realizador Ahmad Ghossein. O filme também conquistou o Prémio do Público e o Prémio Mario Serandrei de Melhor Contribuição Técnica.

O enredo do filme está ambientado em territótio libanês no ano de 2006, quando decorre uma guerra entre o Hezbollah e Israel. Durante um cessar-fogo de 24 horas, o jovem Marwan sai em busca do seu pai, que se recusou a deixar a sua vila no sul e deixou a esposa Rana sozinha para imigrar para o Canadá. Sem encontrar vestígios do pai e com o fim do cessar-fogo, Marwan é forçado a abrigar-se na casa de Najib, o amigo do pai. Sob uma chuva de bombas, a tensão aumenta dentro e fora da casa. De repente, um grupo de soldados israelitas entra na casa e nos três dias seguintes a situação fica fora de controlo.

A Semana da Crítica também premiou o filme “Scales”, da realizadora saudita Shahad Ameen, com o Prémio do Júri para cineastas com menos de 30 anos. O filme está situado numa paisagem distópica e conta a história da jovem Hayat, que vive numa pobre vila de pescadores e se revolta contra uma tradição sombria, na qual toda família deve dar uma criança do sexo feminino para as criaturas do mar que habitam as águas próximas.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *