“Alma Viva”: Filme de Cristèle Alves Meira é o candidato português a uma nomeação aos Óscares

A Academia Portuguesa de Cinema revelou esta segunda-feira (19), o candidato de Portugal a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional da 95ª edição dos Óscares que se realiza no dia 12 de março de 2023, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Alma Viva“, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, foi o filme mais votado pelos membros da academia, escolhido de um lote que inclui mais quatro pré-selecionados: “Lobo e Cão“, de Cláudia Varejão; “Mal Viver“, de João Canijo; “Restos do Vento“, de Tiago Guedes; e “Salgueiro Maia – O Implicado“, de Sérgio Graciano.

Produzido pela Midas Filmes em coprodução com a Fluxus Films (França) e a Entre Chien et Loup (Bélgica), “Alma Viva” é a primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira, filme que fez a estreia mundial em maio deste ano na Semana da Crítica, um evento paralelo ao festival de Cannes. Do elenco fazem parte Lua Michel, Ana Padrão, Jaqueline Corado, Ester Catalão, Duarte Pina, Arthur Brigas e Catherine Salée.

O filme leva-nos até uma aldeia em Trás-os-Montes, no mês de agosto, numa altura em que os emigrantes chegam de férias. Salomé, uma miúda de nove anos, adora a sua velha avó portuguesa com quem desde sempre passa as férias de verão. Até que uma noite assiste, impotente e sem compreender o que aconteceu, à sua morte, de que se culpabiliza.

VEJA A LISTA DOS FILMES JÁ SUBMETIDOS AO ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

Enquanto a mãe chega de urgência de França, e com os tios organiza o funeral, Salomé é possuída por uma força incontrolável e quase mata a vizinha da sua avó, que suspeita tê-la envenenado. Acusada pelas gentes da aldeia de bruxaria, a miúda desconfia que foi possuída pelo espírito da sua avó, que através dela quer fazer o seu ajuste de contas. Ao mesmo tempo que procura desembaraçar-se dessa tarefa, Salomé toma consciência da herança que lhe foi deixada pela avó…

“Alma Viva” será o 39º filme a ser submetido aos Óscares pela Academia Portuguesa de Cinema, para tentar o que ainda não foi conseguido até agora, uma nomeação na categoria, recordando que Portugal é o detentor do recorde de submissões de filmes sem qualquer nomeação, o que acontece desde 1980, quando “Manhã Submersa”, de Lauro António, foi o representante português.

A estreia nos cinemas portugueses de “Alma Viva” está prevista para o dia 3 de novembro. Assista ao trailer.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados