O AMC Crime, a nova designação do canal Crime + Investigation, estreia em exclusivo esta quarta-feira, 20 de abril, às 23:55h, a nova série de crime real “The Backpacker Killer“, que conta a história de Ivan Milat, também conhecido como The Backpacker Killer, o mais famoso assassino em série da Austrália.
Milat foi condenado a prisão perpétua em 1996 por ter assassinado sete jovens australianos e estrangeiros, que viajavam de mochila às costas, tendo-se desfeito dos seus corpos na floresta de Belanglo State, a 90 minutos de Sydney. Poucos anos após a sua morte numa prisão de alta segurança, a principal equipa de investigação criminal da Austrália propõe-se a provar que Milat tinha muito mais vítimas, muito mais sepulturas e que existem dezenas de famílias que perderam entes queridos e que precisam de fechar o assunto.
O psicólogo criminal, Tim Watson-Munro, e o antropologista forense e criminologista, Dr. Xanthe Mallett, irão descobrir provas convincentes de que 2021 marcou o 50.º aniversário da morte da primeira vítima de Milat e que poderão existir até duas dezenas mais.
O episódio de estreia, “The Backpacker Killer – O Primeiro Homicídio”, leva-nos até fevereiro de 1971, vinte anos antes de se descobrirem os famosos homicídios de Belanglo e quase trinta anos antes de Ivan Milat ser julgado e condenado a prisão perpétua pelos homicídios, uma jovem mulher é assassinada nos arredores da capital da Austrália, Canberra.
Keren Rowlands, de 20 anos, estava grávida de cinco meses e desapareceu da face da terra num crime que nunca foi resolvido. Agora, Tim Warson-Munro e Xanthe Mallett reexaminam as provas e chegam à conclusão de que o modus operandi era demasiado semelhante às vítimas posteriores de Milat para ser mais do que uma simples coincidência.
Logo após a emissão do primeiro, chega-nos “The Backpacker Killer: O Predador”, em que Mallett e Watson-Munro reabriram casos arquivados por toda a região de Nova Gales do Sul, na Austrália, para juntar as provas que podem ligar os homicídios ao assassino em série Ivan Milat. Eles examinam um outro caso arquivado de homicídio, quando Peter Letcher foi encontrado numa campa rasa. Foi alvejado cinco vezes, mas a polícia nunca associou o homicídio a sangue-frio a Milat.
Tim e Xanthe reexaminam as provas, incluindo as balas encontradas na cena do crime, que vieram de uma espingarda conhecida por ser uma das favoritas de Milat, mas não há provas suficientes que associam o crime diretamente ao assassino em série. Todavia, o modus operandi é idêntico aos homicídios de Milat.