American Film Institute já escolheu os 10 melhores filmes e séries de 2019

10 melhores filmes e series 2019 da AFI

O American Film Institute (AFI) anunciou os dez melhores filmes e séries norte-americanas, considerados cultural e artisticamente representativos das realizações mais significativas deste ano.

Entre os filmes eleitos, encontram-se títulos já mencionados por críticos em listas recentes, como “O Irlandês”, de Martin Scorsese, ou “Era Uma Vez Em… Hollywood”, de Quentin Tarantino, que assim reforçam o seu estatuto como principais candidatos à temporada de prémios, mas também dá início à corrida de “Joker“, de Todd Phillips, que tem sido ignorado e pela primeira vez é mencionado numa lista de melhores filmes.

A AFI também atribuiu um reconhecimento especial a “Parasitas“, do sul-coreano Bong Jon-hoo, que por ser uma produção estrangeira não entra nos critérios de seleção.

Já nas produções para o pequeno ecrã, a lista dá destaque a séries que granjearam sucesso nos últimos tempos, como “Chernobyl”, “Watchmen” e “Succession”, mas também às temporadas finais de “A Guerra dos Tronos” e “Veep”. Tal como na lista de filmes, a série britância “Flearbag”, de Phoebe Waller-Bridge, recebeu um prémio especial.

Já na 20ª edição, o AFI Awards homenageia equipas criativas como um todo, reconhecendo os que estão na frente e atrás da câmaras. Os prémios serão entregues numa cerimónia privada em Los Angeles, a 3 de janeiro de 2020.

10 MELHORES FILMES
– “1917
– “A Despedida
– “Era Uma Vez em… Hollywood”
– “Jojo Rabbit
– “Joker”
– “Knives Out: Todos São Suspeitos
– “Mulherzinhas
– “Marriage Story”
– “O Caso de Richard Jewell
– “O Irlandês”

Prémio Especial: “Parasitas”, de Bong Jon-hoo

10 MELHORES SÉRIES
– “A Guerra dos Tronos”
– “Chernobyl”
– “Fosse/Verdon”
– “Pose”
– “Succession”
– “The Crown”
– “Unbelievable”
– “Veep”
– “Watchmen”
– “When They See Us”

Prémio Especial: “Flearbag”

Artigos relacionados