American Film Institute revelou a lista dos 10 melhores filmes de 2018

Lista de 10 melhores filmes de 2018 para a American Film Institute

Com o final do ano quase a chegar, começam a ser divulgadas notícias sobre os filmes que mais se evidenciaram em 2018. Desta vez, foi a American Film Institute (AFI) que revelou a lista dos 10 filmes que na sua opinião foram os melhores do ano, escolhidos por júris compostos por artistas de cinema e televisão, críticos, académicos e curadores da AFI.

A lista da AFI, que apenas homenageia filmes americanos, consta o blockbuster “Black Panther”, de Ryan Coogler , o musical de sucesso de Bradley Cooper, “Assim Nasce Uma Estrela” e o drama de época “Green Book – Um Guia Para a Vida“, de Peter Farrelly, bem como, as produções indies “No Coração da Escuridão“, de Paul Schrader e “Eighth Grade”, de Bo Burnham”, que se saíram bem até agora nesta temporada de prémios.

“A Favorita”, filmado em Inglaterra pelo grego Yorgos Lanthimos e lançado nos cinemas pela Fox Searchlight como um filme americano, também faz parte da lista e aceite pela AFI, tal como nos Gotham Awards. No entanto, o Film Independent Spirit Awards classificou-o como um filme estrangeiro e o British Independent Film Awards como um filme britânico.

O Primeiro Homem na Lua“, de Damien Chazelle e “Vice“, de Adam McKay, que constam na lista dos melhores filmes da National Board of Review, não fazem parte das escolhas, o que poderá indicar um mau presságio, uma vez que este top 10 tem sido um indicador bastante confiável para os nomeados ao Óscar.

O filme da Netflix, “Roma“, do mexicano Alfonso Cuaron, que não era elegível por não ser uma produção americana, recebeu um prémio especial.

Os prémios serão entregues num almoço em Los Angeles no dia 4 de janeiro de 2019. O top 10 de favoritos da AFI é o seguinte:

– “BlacKkKlansman: O Infiltrado
– “Black Panther”
– “Eighth Grade”
– “If Beale Street Could Talk”
– “A Favorita”
– “No Coração da Escuridão”
– “Green Book – Um Guia Para a Vida”
– “O Regresso de Mary Poppins
– “Um Lugar Silencioso
– “Assim Nasce Uma Estrela”

PRÉMIO ESPECIAL AFI
– “Roma”

Artigos relacionados